A Congregação Israelita Paulista – CIP, a StandWithUs Brasil e a Editora Contexto têm o prazer de convidar para o lançamento da edição brasileira do livro “A Guerra do Retorno“, com a participação dos autores Adi Schwartz e Einat Wilf. A mediação será de André Lajst e do Rabino Dr. Ruben Sternschein. A atividade é parte da nossa programação de Sucot.

Em 1948, 700 mil palestinos abandonaram seus lares ou foram expulsos de suas terras em consequência da Guerra da Independência de Israel. Depois de 73 anos, a maior parte dessas casas já não existe, mas milhões de seus descendentes se mantêm registrados como refugiados, muitos vivendo ainda em campos de refugiados. Esse grupo – diferentemente de incontáveis outros que foram deslocados na sequência da Segunda Guerra Mundial e de outros conflitos – permaneceu nessa instabilidade, exigindo retornar para Israel.

Em “A Guerra do Retorno”, Adi Schwartz e Einat Wilf – ambos israelenses de esquerda e apoiadores de uma solução de dois Estados – revelam as origens da ideia de um direito de retorno e expõem como a UNRWA – a agência da ONU exclusivamente encarregada da busca por uma solução para os refugiados palestinos – submeteu-se à pressão política internacional, palestina e árabe, criando assim um problema do “refugiado” de caráter permanente.

Adi Schwartz é um pesquisador e autor israelense. Sua pesquisa se concentra no conflito árabe-israelense, na história de Israel e em temas atuais.

Einat Wilf é uma das mais importantes intelectuais públicas de Israel. Foi membro do Parlamento israelense pelo partido Independência e pelo Partido Trabalhista.

Reserve esta data e horário: dia 26 de setembro, domingo, às 17h. Participe do evento e ganhe 25% de desconto na compra do livro, além de um autógrafo eletrônico dos autores mediante preenchimento de um formulário (os links estarão na descrição do evento).

O evento será gratuito, com tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube, nos canais da StandWithUs Brasil, da CIP e da Editora Contexto.