A solução está no seu bolso

Em pleno Iom Kipur, o rabino explica para a comunidade que o teto da sinagoga terá de ser reformado. Não será mais possível esperar porque existe o perigo dele desabar. Isso custará muito dinheiro. No entanto, existe uma boa e uma má notícia. A boa é que já temos todo o dinheiro necessário para a reforma. A má é que esse dinheiro está nos bolsos de vocês.

Vejo muitos pais preocupados com o distanciamento dos filhos em relação ao judaísmo. Para esses pais tenho duas notícias, uma boa e uma ruim. 

A notícia boa é que existe um judaísmo muito estimulante, intelectualmente desafiador, ritualmente empolgante e absolutamente comprometido com valores contemporâneos como a sustentabilidade, a responsabilidade social, a ética. Existem ferramentas maravilhosas que criam pontes entre o mundo da tecnologia, tão familiar para os jovens e os ensinamentos milenares do judaísmo. Em resumo, a boa notícia é que o judaísmo possui ferramentas extraordinárias para auxiliar os pais na missão de equipar seus filhos para a vida.

Mas existe também a má notícia. A solução está no bolso de vocês. E aqui não estou falando de dinheiro, mas de compromisso. Em meus anos de rabinato puder ver e comprovar que não existe a possibilidade de pais transmitirem judaísmo para os filhos sem que esse mesmo judaísmo passe por eles. Não é possível comprometer os filhos a valores que não demonstramos ser relevantes, primeiramente, para nós. Crianças aprendem pouco com discursos e muito com atitudes, com exemplos de vida. Realmente não existem atalhos. Pais que consideram importante que seus filhos estudem e pratiquem judaísmo precisam se preocupar com seu próprio envolvimento em primeiro lugar. Pais que se envolvem na comunidade terão, muito provavelmente, filhos engajados. 

Neste Shabat leremos Terumá, uma parashá inteiramente dedicada ao tema das doações. Uma leitura que nos convida a refletir sobre nosso envolvimento comunitário e o quanto estamos ensinando por meio de nossa postura. O quanto estamos sendo o exemplo, ao invés de apenas dá-los.

Deus é o próprio exemplo daquilo que estimula os Filhos de Israel a fazerem. “KeChol asher Ani marê otechá”, conforme eu estou lhe mostrando. Deus não nos ensina com palavras, mas com exemplo. Da mesma maneira, teremos sucesso na educação dos nossos filhos e filhas somente se formos capazes de ser esses exemplos. A solução está no nosso bolso, na nossa mente e nas nossas mãos. 

Shabat Shalom. 

Rabino Michel Schlesinger