Como diversos chaguim ao longo do ano, Chanucá foi celebrado de forma diferente. Desde a noite de 10 de dezembro, a CIP promoveu o acendimento comunitário das velas de Chanucá de forma on-line. Quase 100 pessoas participaram da atividade todos os dias e, com o apoio da tecnologia, a comunidade teve contato com diversos grupos de atividades e interação com a CIP. Além disso, cada noite foi presentada com um número musical especial. Confira um pouco de como foi cada uma das noites:

 

10 de dezembro – 1ª noite

Os convidados especiais do acendimento da primeira vela foram os participantes do MOV 20:35, o departamento de jovens adultos da CIP. Uma linda interpretação do tradicional “Maoz Tsur” foi realizada por Assucena Assayag (voluntária do MOV.LGBTQIA+) e Rafael Goldenberg (também voluntário do MOV 20:35). Apresentando o departamento que foi consolidado nesse ano, o coordenador Guilherme Pasmanik afirmou que “com o acendimento da primeira vela de Chanucá, temos a honra de celebrar tudo o que construímos ao longo de 2020”.

11 de dezembro – 2ª noite

Diferentemente das demais noites, o acendimento da segunda vela foi realizado em uma transmissão aberta ao público, junto ao Cabalat Shabat. Os homenageados da noite eram os jovens dos nossos movimentos juvenis, que também celebraram o encerramento do ciclo dos madrichim e madrichot que deixam a tnuá ao final deste ano. “É muito bom ver a tela repleta de gente muito querida”, disse o rabino Michel ao realizar as brachot com os jovens da Avanhandava, Chazit e Colônia. A música especial da noite foi “Light one candle”, interpretada por Ariel Vives, Bernardo Lissker e David Sztajnbok.

12 de dezembro – 3ª noite

No sábado, para a terceira vela, foram homenageados os parceiros da CIP, aqueles que contribuíram, de diferentes formas, para o sucesso dos nossos grandes eventos. Entre diversos palestrantes e apoiadores, estiveram presentes a professora e ativista Claudia Costin, o rabino Lucca Myara, a professora Sonia Kramer, a geneticista Mayana Zats e a educadora Lilian Starobinas.  O rabino Ruben compartilhou com os presentes uma reflexão sobre o chag: “que possamos acender essas três velas hoje pensando em todas as incertezas que nos cercam, e que não nos abalam, nos permitindo acreditar e acender mais e mais luzes”. O serviço de Arvít da noite contou com a participação especial da violonista Paola Picherzky e o número especial de música foi “Al Hanissim”, tocado pelos músicos Alexandre e Tania Travassos. 

13 de dezembro – 4ª noite

Os homenageados da quarta vela foram os mais velhos da nossa comunidade, frequentadores das atividades do Núcleo da Maturidade. O rabino Michel compartilhou com os presentes um midrash sobre envelhecimento. “É um privilégio muito grande ter pessoas idosas na nossa comunidade. O aprendizado que vocês trazem pra nossa CIP é gigantesco”, afirmou. A canção especial foi entoada por Ale Edelstein, que interpretou em ladino a música “Ocho Candelicas”. 

14 de dezembro – 5ª noite

As crianças e jovens dos programas da Escola Lafer e do departamento Ieladim e suas famílias foram homenageados no acendimento da quinta vela de Chanucá. A canção especial da noite foi a clássica “Sevivon Sov Sov Sov”, interpretada pelos músicos Alexandre e Tania Travassos. O rabino Rogerio, coordenador do programa de Bar e Bat Mitsvá da CIP, agradeceu a todos por um ano que, apesar de todas as dificuldades, foi um ano de superação: “que a luz que a gente está acendendo ilumine um caminho muito feliz e cheio de contato, que possamos aprofundar as relações que construímos nesse ano”. Rebeka Anbinder, coordenadora do departamento infantil da CIP, mencionou como foi bom trabalhar com os pequenos em 2020: “era sempre um alívio encontrar com as crianças, uma alegria na nossa rotina”.

15 de dezembro – 6ª noite

Os homenageados da noite de acendimento da sexta vela foram participantes dos programas de educação adulta da CIP. Alunos dos cursos de Hebraico, Introdução ao Judaísmo, Leitura da Torá, além do Clube de Leitura e do curso Talmud, Filosofia e Atualidades estavam presentes para acender a sexta vela com a comunidade. O chazan Alexandre Schinazi deu as boas-vindas aos convidados da noite: “estou vendo alguns dos meus alunos, é muito bom ter vocês aqui”. Um dos alunos, Mateus Duarte, foi o protagonista da canção especial da noite, “Ner Li”.

16 de dezembro – 7ª noite

A equipe profissional da CIP foi convidada para o acendimento da sétima vela de Chanucá. Os colaboradores, que têm atuado principalmente de casa desde o início da pandemia, foram homenageados pela gerente administrativa da CIP, Adriana Benjamin. “Tivemos um ano e tanto. Agradeço a todos por essa energia, pela criatividade e o carinho. Por cuidar da CIP e da nossa comunidade”, disse Adriana. A canção da noite foi “Hava Narima”, interpretada pela coordenadora de Comunicação da CIP, Melina Sternberg.

17 de dezembro – 8ª noite

Na última noite de festa, a homenagem foi direcionada a todos os voluntários e voluntárias da CIP, que apoiam e lideram iniciativas da nossa comunidade, em projetos, na Diretoria e no Conselho. “Chanucá é uma festa em que, de algum jeito, a gente celebra o heroísmo. A coragem dos macabeus, de darem o primeiro passo e acender a menorá com o pouco que tinham, nos lembra dos nossos voluntários. Somos abençoados com voluntários dedicados. A CIP não existiria se não fosse vocês”, disse o rabino Rogério Cukierman. Encerrando o ciclo de canções, Lucio Di Domenico, diretor voluntário da área musical da CIP, e seu filho, Enzo, interpretaram “Maoz Tsur”.