Retomando as atividades presenciais, a CIP promoveu no último domingo, 05 de dezembro, a apresentação beneficente do Cinema Judaico in Concert. Além de integrar as comemorações dos 85 anos da CIP, o evento marcou o Dia Internacional do Voluntariado e a última noite de Chanucá, com bênçãos dos rabinos Rogério Cukierman e Tati Schagas e acendimento das velas.

Apresentado por Dan Stulbach, o evento trouxe a trilha sonora de ícones do cinema judaico em suas diversas matizes culturais e de diversas épocas (como A Lista de Schindler, O Violinista no Telhado e O Príncipe do Egito), interpretadas por Ale e Isa Edelstein, Clara Verdier, Marcio Besen, Sabrina Shalom e as crianças do Coral da CIP acompanhados pela Orquestra de Câmara da CIP.

Em vários momentos, Dan Stulbach convidou o público presencial e virtual a fazer doações que serão destinadas aos projetos sociais da CIP, como o Lar das Crianças da CIP, o Núcleo da Maturidade, o Fundo de Bolsas da Juventude da CIP e o MOV 20:35 (Jovens Adultos).

O apresentador também destacou seu envolvimento com a CIP e a importância de iniciativas culturais como o Cinema Judaico in Concert:

“Para mim, é uma grande alegria poder estar de volta depois de todos esses meses de quarentena, e celebrar o que temos de mais belo, que é a arte, a nossa cultura e o fato de estarmos juntos celebrando a vida. O cinema nos traz justamente isso. Hoje temos esse encontro aqui na CIP, um lugar extremamente importante para mim, onde meus pais se casaram, onde fiz meu Bar Mitsvá, fui chanich, madrich e vivi tantos momentos bons”, frisou Dan.

“Nesta noite vamos encerrar a comemoração de Chanucá com músicas que vem dos filmes e que serão reinterpretadas pelos cantores da nossa casa e da comunidade em geral. Teremos diversas canções que serão renovadas e reinterpretadas, assim como acontece durante a festividade de Chanucá, onde ao mesmo tempo em que temos o choque entre diferentes culturas, também temos pontes culturais, assim como os gregos e os judeus, que tiveram momentos de tensão e momentos de trocas saudáveis”, ponderou o rabino dr. Ruben Sternschein.

A idealização do Cinema Judaico in Concert foi de Tania e Alexandre Travassos. Ele também assinou a direção musical e os arranjos. Daniela Adoni Varon ficou a cargo da direção artística.

Confira abaixo as fotos do encontro! Créditos: Milton Gevertz.

As doações continuam abertas e podem ser feitas para a CIP por meio do PIX: 60.766.060/0001-41.

O Cinema Judaico in Concert foi uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de Bemol, Itaú, CSN, GR Segurança, Focus Energia, Helbor, Rosset, Dana Cosméticos, Banco Daycoval, Fulwood e Lei Federal de Incentivo à Cultura.