Venha aprender a cantar o texto da Torá com o chazan Alexandre Schinazi!

Na tradição judaica, texto e melodia se entrelaçam e se misturam. A arte de “cantar” a leitura da Torá na sinagoga é antiga, datando de mais de 2 mil anos! Até hoje, os símbolos que norteiam a leitura – os te’amim – nos indicam a melodia, a pronúncia e a pontuação das palavras e dos versículos. Cantar o texto com os te’amim traz sabor à leitura, traz santidade e ajuda a interpretar o texto para o leitor e, mais importante, para a Kehilá.

Neste curso, você aprenderá a identificar e cantar os te’amim, passando a ter condições de preparar suas próprias leituras de Torá.  Estudaremos a melodia proveniente do Leste Europeu, uma das mais usadas em comunidades Ashkenazim de todo o mundo, e uma das duas que utilizamos na nossa CIP.

  • Aulas às terças-feiras, das 19h30 às 21h, por Zoom.
  • Curso gratuito, aberto a todas e todos.
  • Início: 01 de setembro.
  • Pré-requisito: boa leitura de hebraico.

Vagas limitadas. Inscrições pelo formulário abaixo até as 12h do dia 01 de setembro.

Envolvido em canto litúrgico judaico desde muito cedo, Alexandre Schinazi teve sua formação judaica em White Plains, Nova York, onde deu seus primeiros passos em chazanut sob os ensinamentos do renomado chazan Cantor Jacob Mendelson. Engenheiro Ambiental de formação, é chazan na CIP desde 2019 e professor de Bar Mitzvá na Escola Lafer da CIP desde 2017. Tem participado de diversos concertos e festivais de música judaica nos últimos anos, e atua também como chazan no Shill da Lapa, em São Paulo.