Um dos principais símbolos da nossa sinagoga Etz Chaim, a menorá iluminada de cobre, certamente compôs o cenário de muitas histórias cipianas. Hoje, ela representa uma conexão muito especial.

José Sarfatti z’l, que nos deixou ontem, era o shamash da CIP. Entre as várias atribuições e gestos de cuidado com a nossa sinagoga, manter acesa a nossa linda menorá era uma das suas principais funções.

O candelabro que se manteve aceso com o apoio do Seu José foi desenhado pela artista Hanna Henriette Brandt z’l, que também partiu nessa semana, no dia 20/10, aos 97 anos. Hanna e seu marido, Henrique Brandt z’l, presentearam a comunidade com a menorá que, desde a inauguração da sede da CIP na R. Antônio Carlos, em 1957, iluminou as celebrações e marcos históricos da nossa kehilá.

Os caminhos desses dois personagens icônicos da história da CIP, entrelaçados nas últimas décadas pela luz da menorá, se cruzam mais uma vez, em uma semana de despedidas. Que as memórias de Dona Hanna e Seu José sejam uma inspiração para a nossa comunidade tal qual a luz da menorá da sinagoga Etz Chaim, intensa e calorosa como o seu legado na CIP.

Fotos: Julia Sancovsky, Wikimedia Commons e Milton Gevertz.