Chevra Kadisha | Procedimentos

Contato com Sérgio Cernea: 11 99204-2668/ 2808-6291. ou chevra@cip.org.br

A Congregação Israelita Paulista, com pesar e tristeza solidariza-se à família do falecido unindo as nossas preces em sua memória e homenagem.

Neste momento de dor, a CIP tentará amenizar, ao menos em parte, a preocupação dos familiares e amigos no que tange às tramitações burocráticas e operacionais envolvidas desde o falecimento até, praticamente, o final do luto, através da Chevra Kadisha.

Para maior comodidade e orientação, apresentamos a seguir, sucintamente, o conjunto de atribuições da nossa Chevra Kadisha a partir do momento em que esta é acionada:

• Tendo ocorrido o falecimento, em qualquer circunstância ou local e em qualquer horário, a Chevra Kadisha da CIP deverá ser notificada na pessoa do Sr. Sergio Cernea, através do telefone 3083-0005, do celular 99204.2668 ou ainda do telefone da Central de Atendimento da CIP (2808-6299). A Chevra comparecerá ao local no menor prazo possível.

• O Atestado de Óbito é o único documento a ser providenciado pelos familiares ou responsáveis. Este deverá ser expedido em formulário apropriado pelo médico que constatou o óbito e entregue ao Sr. Sergio Cernea. Nesta ocasião deverá ser fornecida a Cédula de Identidade (RG), ou equivalente quando estrangeiro, e o CPF do falecido. No caso de ser o falecido do sexo masculino, solicitamos à família que disponibilize o seu talit.

• Um membro da família ou responsável deverá, ainda neste primeiro momento, prestar algumas rápidas informações adicionais, tais como: dados pessoais do falecido, tribo judaica à qual pertence (Cohen, Levi ou Israel), nome hebraico, se deixa bens e herdeiros, se possui reserva de terreno no Cemitério Israelita, etc.

• No caso de o falecido não ter reserva prévia de terreno no Cemitério do Butantã, tão logo seja possível, algum membro da família ou responsável deverá comparecer pessoalmente ao Cemitério do Butantã para contratação do terreno onde será realizado o sepultamento.

• De comum acordo entre a Chevra Kadisha da CIP e os familiares, será agendada a data e o horário para o eventual velório, bem como para o sepultamento propriamente dito.

• A Congregação Israelita Paulista inclui em seu serviço, gratuitamente, a realização do Minian Diário (matinal e vespertino) na residência do falecido, ou em qualquer outro local determinado pela família durante a primeira semana de luto. Caso a família decline de tal prerrogativa, o referido Minian poderá ser realizado na Sinagoga da própria CIP.

• A Chevra Kadisha da CIP, na pessoa do Sr. Sergio M. Cernea, estará à disposição dos familiares ou responsável para quaisquer outros atendimentos correlatos, inclusive no acompanhamento permanente do funeral, da programação da Cerimônia de Schloshim (30 dias), da Matzeva (inauguração do túmulo), assessoria na publicação de anúncios nos principais jornais, contratação do túmulo (Matzeva), etc.

Quaisquer outras informações poderão ser obtidas diretamente com o Sr. Sergio M. Cernea.

A Congregação Israelita Paulista apresenta as suas condolências aos enlutados augurando-lhes serenidade, saúde e shalom.