Com uma programação para todas as idades e a participação de cerca 30 grupos de dança, o V Rikuday – Festival de Dança e Arte, organizado pela Congregação Israelita Paulista, aconteceu no domingo, 29 de agosto, e provou que a pandemia não foi capaz de apagar a alegria e a riqueza artística da nossa comunidade.

O Rikuday contou com três shows principais, que reuniram mais de 250 dançarinos de entidades judaicas paulistas, além de uma animada Harkadá (dança de roda). A transmissão online contou com mais de 200 pessoas assistindo simultaneamente e mais de duas mil visualizações no YouTube da CIP.

Além das performances de dança, o evento trouxe três workshops que, acontecendo simultaneamente, se destacaram na programação. Com o renomado professor Jaime Aroxa, entramos no clima da salsa. A profª. Lu Guará coordenou atividades especiais para as crianças, e a profª Luciana Neves animou a terceira idade com danças especiais para esse público, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. Entre as apresentações dos grupos de dança, também tivemos uma performance especial da Banda Mazal Tov.

“O Rikuday é muito mais que um festival de dança. É um exemplo de compromisso com a arte e a cultura do nosso povo. Rikuday é uma expressão linda de uma comunidade que continua criando e crescendo”, declarou a rabina Tati Schagas. 

O V Rikuday – Festival de Dança e Arte foi realizado pela Congregação Israelita Paulista (CIP) e com o patrocínio de Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira o evento na íntegra:

Texto por Liane Gotlib Zaidler
Fotos por Alex Sandro