Queridos amigos e sócios da CIP,

Após testemunharmos, mais um ano de crescente cisão da sociedade brasileira, é motivo de orgulho que esta comunidade, a nossa CIP, tenha fortemente combatido esta cisão e eleito como suas prioridades a defesa do diálogo, da inclusão, do igualitarismo e do respeito pela diferença.

Defendemos, aberta e publicamente, os bons valores judaicos da busca pelo conhecimento verdadeiro e contestador de posturas dogmáticas e reducionistas. Foram muitos os debates abertos, os cursos ministrados e as ações sociais executadas que fizeram do diálogo e do bem comum nossa marca maior.

Nossos queridos rabinos estiveram à frente de nossa comunidade, acolhendo, educando e liderando a CIP com um compromisso absoluto com o bem-estar coletivo. Isto, sem nunca perderem a capacidade de olhar, para cada um de nós, de forma individual e particular.

Nos renovamos e nos fortalecemos naquilo que de mais precioso nossa longa e relevante história tem; seu inabalável compromisso com um judaísmo liberal, moderno e contemporâneo, que nos incentiva a sermos empáticos com nossos pares e dispostos a sacrificar nosso bem-estar individual, por estarmos seguros que nossa riqueza reside e depende da existência do bem estar coletivo.

Foi também um ano que promovemos o Judaísmo Relacional, por meio do qual, acima de tudo, valorizamos os laços pessoais e o sentimento de pertencimento comunitário. Resgatamos relatos fantásticos, ao longo de mais de 50 horas de gravações, que resultaram em um vídeo, parte de nossa campanha Eu Sou CIP.

Ser CIP traduz nosso sentimento de pertencimento e adoção de valores comuns a todos, e que nos diferencia e, finalmente, representa um porto seguro e uma permanente fonte de energia positiva para lidar com este mundo tão tomado por uma violência despropositada, onde a lei do mais forte, ou do mais agressivo tem imperado.

Dentro desta mesma busca por um Judaísmo Relacional, voltamos também nossos olhares aos sócios mais antigos desta comunidade, e tivemos a sensibilidade de inclui-los mais e de maneira melhor em nossas preocupações e atenções cotidianas.

Por meio de nosso grupo voluntário de Relacionamento fizemos questão de sempre estar ao lado de nossos sócios, mas, acima de tudo, tivemos o compromisso de não lhes faltar nos momentos críticos de maior angustia, tristeza e perda.

Nosso Ensino e Juventude tiveram mais um ano vibrante com muita dedicação e doação de seu tempo na criação de um ambiente saudável para o desenvolvimento de uma cultura única de educação do jovem pelo jovem e da formação de uma geração que carregará adiante, com firmeza e compromisso, valores verdadeiramente judaicos e, com eles, a nossa CIP.

Nossos diversos programas educacionais atingem uma população de mais de 540 crianças e jovens, na sua grande maioria, filhos e netos de vocês, que estão conosco nesta noite.

É também com muita satisfação que vemos nossa Educação Judaica Adulta atrair um numero muito relevante de participantes; tornando a prática do Judaísmo, em nossa comunidade, uma busca permanente pelo conhecimento, compreensão crítica e reflexão.

A democratização do acesso a CIP tem sido uma de nossas grandes prioridades. Trabalhamos para que as contribuições financeiras de nossos apoiadores deixem o campo transacional, de pura compra de serviços, e passem, através de suas contribuições, a cumprir o papel de viabilizar o acesso a todos, mas, especialmente, aqueles que se encontram com alguma limitação financeira.

Isto já se tornou realidade para as cerimonias de casamentos, em ingressos mais acessíveis nas Grandes Festas e, com felicidade comunico, que já temos um doador que nos possibilitará expandir esta prática, de maior acesso, dentro de nossa Juventude.

Seria impossível, concluir este curto relato sem saudar o incrível trabalho de nosso Lar das Crianças, nossa principal iniciativa social. Por meio do Lar das Crianças, cada um de vocês reescreve, todos os anos e com grande impacto, novos e melhores futuros para mais de 400 jovens e crianças.

Neste Iom Kipur, quero fazer um agradecimento especial a nossos sócios mantenedores, voluntários e colaboradores que investem, com convicção e muito afinco, seu tempo e recursos no fortalecimento e continuidade de nossa CIP.

Convido a todos, aqui presentes, a se somarem a este grupo; frequentem nossos Shabatot, encaminhem os seus filhos para nosso Ensino e Movimentos Juvenis, e realizem, aqui na CIP, todos os importantes marcos do ciclo de suas vidas e de seus familiares.

Participem ativamente desta comunidade e sejam nossos sócios.

Invistam e considerem deixar um legado familiar, para nosso, tão bem administrado Endowment, principal veículo para nossa sustentabilidade no longo prazo.

Neste dia tão sagrado quero estender nossos votos para que o Brasil e o Estado de Israel fortaleçam suas características mais democráticas, pluralistas e justas, valores tão fundamentais para o sucesso de uma nação.

Queridos amigos, contem sempre com esta comunidade e espero que, igualmente, esta linda comunidade possa contar sempre com todos vocês.

Hoje, somos todos CIP e o seu lugar e de sua família é aqui.

Shana Tova e Gmar Chatimá Tová.

 

Marcos Lederman