A bióloga Natália Pasternak foi recebida pelo rabino Michel Schlesinger no último encontro do Dilemas Éticos para falar sobre seu mais novo livro, “Contra a realidade: A negação da ciência, suas causas e consequências”. Publicado pela editora Papirus, o livro conta com a  coautoria do jornalista Carlos Orsi e aborda a questão do negacionismo sob diversos aspectos.

“O negacionismo mata. Negar a ciência é algo que já, historicamente, matou muita gente.”

O negacionismo científico usa do mecanismo de negar a realidade em detrimento de uma ideologia política, financeira ou conspiratória. Para Natália, essa negação dos fatos é gerada e incentivada para que não seja necessária uma mudança na maneira com que enxergamos nossos problemas sociais. “Negar que o aquecimento global é real, e é causado pela humanidade, implica que não precisamos fazer nada a respeito”, ela exemplifica.

“A ciência não pode antagonizar a fé, e nem a fé das pessoas pode antagonizar a ciência. A fé e a ciência não são mutuamente excludentes.”

Ao longo do encontro, Natália reforçou a necessidade de reconhecermos a ciência com a devida importância, para que possamos usar dos seus processos de investigação para gerar tecnologias que nos possibilitem viver em um mundo mais sustentável.

Para ela, a divulgação científica enfrenta dificuldades para atingir parte da população justamente porque “a comunicação dos negacionistas é baseada em dogmas e certezas. A ciência não trabalha com certezas, e essas incertezas são difíceis de comunicar, porque elas não são confortáveis”.

Confira abaixo a transmissão completa do bate-papo!