O dia 27 de janeiro de 1945 ficou marcado pela libertação dos prisioneiros do Campo de Concentração de Auschwitz. 76 anos depois, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto traz à tona a necessidade de manter viva a lembrança das 6 milhões de vidas judaicas perdidas para o regime nazista.

Na última quarta-feira, a CIP retransmitiu o ato em homenagem a todas as vítimas do Holocausto promovido pela CONIB (Confederação Israelita do Brasil), com o apoio institucional da Embaixada de Israel no Brasil e do Consulado Geral de Israel em São Paulo.

Com o tema “Iluminando a realidade com solidariedade e resiliência”, a cerimônia foi conduzida pelo ator Dan Stulbach, e contou com depoimentos tocantes de sobreviventes do Holocausto, um bloco de entrevistas pelo jornalista Ricardo Lessa, e conversas sobre as manifestações atuais do antissemitismo, ainda intrínseco na sociedade atualmente.

A CIP marcou presença na parte litúrgica do ato, que contou com a condução do rabino Michel Schlesinger e do cantor Avi Bursztein — ao lado dos rabinos Yossi Schildkraut e Toive Weitman. “Que a tragédia representada pelo Holocausto não se repita, contra judeus ou contra qualquer outro povo”, afirmou o rabino Michel.