O rabino Rogério Cukierman participou do Festival Carta da Terra na segunda-feira, 29. O evento teve a apresentação da atriz Maria Paula, e contou com a presença de Monja Coen, Equedê Sinha, Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros artistas, ativistas socioambientais e líderes religiosos.

Em sua fala, o rabino Rogério afirmou que “enquanto a ciência está preocupada com o ‘como’, a religião está preocupada com o ‘porquê’ e com qual a nossa responsabilidade para com o planeta, os seus seres vivos, especialmente com as outras pessoas, uma vez que fomos criados.”

O festival celebra o aniversário de 20 anos da Carta da Terra, declaração escrita por um comitê internacional, que dita princípios para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e pacífica à partir do século 21. A responsabilidade ambiental foi a principal pauta abordada pelos participantes.

“É muito bom encontrar na Carta da Terra, esse mesmo espírito de responsabilidade ambiental, social e humana que a gente encontra na leitura dos textos sagrados”, disse o rabino. “A verdade é que, como sociedade, como coletividade global, nós falhamos. Precisamos garantir que esses valores, que nos são tão caros, passem a definir não só a nossa retórica, mas também a nossa ação”, ele acrescentou.