O rabino Rogério Cukierman foi convidado especial do podcast Pode Falar, projeto do informativo mensal Em Companhia, dos Jesuítas do Brasil. 

O bate-papo abordou a questão do respeito à pluralidade no diálogo inter-religioso, passando por tópicos como o papel das religiões em prol da cidadania e da diversidade e a função do judaísmo no contexto de exclusão e da pandemia do coronavírus.

“Todos nós temos uma leitura parcial da realidade”, afirma o rabino, “é uma tolice acharmos que as nossas leituras da realidade divina refletem o todo. Da mesma forma, nossa realidade no Brasil é muito diversa, é uma tolice acharmos que os nossos pontos de vista são universais”.

Sobre o papel religioso na luta pela consolidação da democracia no Brasil, o rabino Rogério acredita que as tradições têm um papel importante na formação de valores em suas comunidades. Apesar disso, os líderes religiosos precisam respeitar certos limites.

“É fundamental que a gente perceba que, apesar de podermos indicar alguns passos no caminho, a decisão é individual”, pondera o rabino, “é possível que a gente aponte que o caminho de valorizar a vida é uma questão central na nossa tradição religiosa, mas passar desse limite para apoiar diretamente nomes de candidatos, é cruzar uma linha que deveria ser muito clara”.

Você pode conferir a conversa na íntegra abaixo.