No último Cabalat Shabat, dia 5 de novembro, homenageamos em comunidade o legado do rabino Henry Sobel z’l, que nos deixou há 2 anos.

Na cerimônia, além das belas palavras do rabino Ruben Sternschein, um cadish foi dedicado ao rabino, e os presentes prestigiaram a inauguração da placa em sua homenagem, que eterniza a memória de Sobel nas paredes da sinagoga Etz Chaim.

“Essa é muito mais do que uma placa — é tudo o que ela representa, é uma marca. Henry Sobel sabia marcar as pessoas e, por isso, marcou a história. Marcou esta casa. Marcou o Brasil. Marcou a democracia que faltou e que se reconquistou neste país”, afirmou o rabino Ruben.

Na cerimônia, estiveram presentes a viúva de Henry Sobel z’l, Amanda, e sua filha Alisha; Sergio Simon, presidente do Museu Judaico de SP; Monja Coen; rabino Zeh Amarante; Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog z’l; Dora Brener, vice-presidente da CIP; e Julio Moreira, representando Jayme Brener, coordenador do Projeto Henry Sobel de História e Memória.

“Henry Sobel conseguiu usar o judaísmo em prol de uma sociedade melhor, mais justa e mais democrática. Em grande escala, portas a fora. Aqui, era um rabino presente, que conhecia as pessoas, que cumprimentava cada família em seus momentos especiais. Cada um de nós tem uma história com o rabino Sobel”, afirmou o rabino Ruben.

As homenagens continuam

No dia 22 de novembro, às 19h, convidamos você a assistir ao debate “A importância de Henry Sobel para a democracia e o respeito dos direitos humanos no Brasil”, organizado pelo Projeto Henry Sobel — História e Memória com a Brown University.

Marcando o segundo aniversário da morte do rabino, estarão presentes o rabino Ruben Sternschein; Mario Fleck, presidente da CIP; Celso Lafer e Alisha Sobel, filha do rabino. Na mesa de debate, participam Celso Amorim, ex-chanceler do Brasil; Fernando Lottenberg, comissário para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo da da OEA; James Green, professor de História Moderna da América Latina na Brown University; Jayme Brener, coordenador do Projeto Henry Sobel — História e Memória; e Marcelise Azevedo, advogada e dirigente do Movimento de Juristas Negras.

Você poderá acompanhar a transmissão nos canais digitais da CIP. Não perca!