A Escola Lafer realizou um pré-sêder de Pêssach para os alunos de B. Mitsvá e suas famílias na última terça-feira (28). Conduzido pelo rabino Rogério Cukierman e pelo chazan Ale Edelstein, o encontro contou com a participação ativa dos jovens, que protagonizaram o sêder e propuseram suas próprias reflexões sobre o chag.

No início da noite, os alunos do primeiro ano sugeriram alimentos que poderiam estar na keará do sêder, e justificaram suas escolhas relacionando cada elemento a questões contemporâneas que enfrentamos na sociedade. Problemas como a fome, a LGBTQIA+fobia e o racismo no Brasil foram apontados pelos jovens.

A turma de alunos de escolas judaicas levantou uma discussão sobre o papel das mulheres na história de Pêssach, trazendo textos criativos sobre como Miriam e Iocheved contariam sobre seu dia em um diário. 

Ao longo da noite, o rabino Rogério levantou questionamentos sobre o porquê de comermos matzá neste chag e por que as quatro perguntas são tão importantes para a dinâmica do sêder.

A turma do segundo ano explorou a hagadá em sala de aula e, juntos, eles levantaram perguntas a respeito da leitura. “O que as pessoas precisam para serem livres?”, “Por que a palavra ‘memória’ é importante para o chag de Pêssach?” e “Quando quebramos a matzá, o que mais estamos quebrando simbolicamente?” foram algumas das perguntas que as famílias tiveram a oportunidade de discutir em grupo no sêder.

Foi uma noite descontraída de muito aprendizado e valorização da tradição judaica, que proporcionou belos momentos de troca entre as gerações das famílias! Confira abaixo as fotos.

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