O primeiro encontro do ciclo de conversas “Multiplicando as opiniões, reconstruindo a visão” aconteceu ontem, 08 de julho. A rabina Elca Rubinstein e os rabinos Lucca Myara, Rogério Cukierman e Uri Lam debateram o tema “Buscando respostas às estreitezas que vivemos hoje”.

“O momento que vivemos agora pede muito além do que o que a gente pensa ou diz. É preciso arregaçar as mangas e pôr as mãos à obra”, disse a rabina Elca a respeito do atual cenário global. “É necessário se engajar com projetos, se comprometer com resultados, fazer as coisas acontecerem”, ela completou.

Refletindo sobre Bein haMetsarim, o período de três semanas que antecede Tishá BeAv, o rabino Rogerio disse: “Assim como aconteceu entre 17 de Tamuz e Tishá BeAv, a grande maioria de nós tem se mantido sem ação, da mesma forma que os rabinos se mantiveram frente ao ataque do dono da festa contra o Bar Kamtza”.

“Vivemos hoje em uma época em que a verdade não vale mais nada e que, na construção das narrativas, todo o tipo de manipulação é considerada viável, desde que traga os resultados que as pessoas querem”, complementou o rabino.

Você pode assistir à transmissão ao vivo na íntegra clicando aqui.

O ciclo de conversas “Multiplicando as opiniões, reconstruindo a visão” é resultado de uma coalizão de seis sinagogas em cinco estados, reunindo 12 rabinos ligados a três movimentos do judaísmo liberal, e contará com mais 3 encontros nas próximas quartas-feiras, às 19h30.

No dia 15, o tema será “Desafios de Construção e Pacificação”, com os rabinos Fernanda Tomchinsky-Galanternik, Guershon Kwasniewski, Ruben Sternschein e Sergio Margulies. No dia 22, será “O Que Está Faltando?”, com os rabinos Dario Bialer, Joseph Edelheit, Luciana Pajecki Lederman e Michel Schlesinger. Com a participação de todos os rabinos, o último encontro será no dia 29, com o tema “Reconstruindo Conjuntamente”.