Desde o início do ano, as tnuot têm trabalhado juntas na Vaadat COVID com o objetivo de construir com a CIP a possibilidade de um retorno presencial seguro. Foram realizados alguns encontros para orientação com especialistas, conversas com os madrichim e discussão de protocolos para alicerçar um campo fértil para esse retorno. 

Depois de tanto tempo distantes, o aumento do número de madrichim e chanichim vacinados possibilitou com que a Chazit Hanoar organizasse o primeiro ciclo de peulot presenciais! 

No dia 18 de setembro estiveram presentes 32 chanichim das idades de Neurim (8° ano), Mordim (9° ano), Ofakim (1° ano EM) e Amelim (2° ano EM). Já no dia 25, houve 54 inscritos das idades de Solelomanim (2° a 4° anos), Guiborim (5° ano), Kovshim (6° ano) e Nitzanim (7° ano)!

Para que esses encontros fossem feitos da forma mais segura possível, a tnuá organizou duas reuniões de responsáveis, ambas no dia 11 de setembro, a fim de transmitir os protocolos de segurança a serem seguidos antes, durante e depois das atividades. Também foi necessário que cada responsável preenchesse um formulário de inscrição com termo de responsabilidade sobre o chanich, confirmando que estava de acordo com a necessidade de seguir os protocolos de segurança. Os madrichim também preencheram um formulário para que confirmassem que estavam de acordo com os protocolos. Além disso, está sendo feito um monitoramento da vacinação em São Paulo e acompanhamento da situação vacinal de madrichim e chanichim. 

As kvutzót, que não tiveram adesão no modelo online, irão ter apenas atividades presenciais no semestre. As outras idades que aderiram ao online terão atividades no modelo híbrido, intercalando atividades online e encontros presenciais a cada semana. Desta forma, todos os encontros entre kvutzot têm um intervalo de 15 dias sem contato presencial — ou seja, o tempo recomendado para uma quarentena, possibilitando uma segurança maior para todos.

Para que esses encontros presenciais ocorram da maneira mais segura possível, apenas 4 idades têm atividades presenciais no mesmo dia, sem que haja um contato direto entre elas. Foi acordado que haveria dois horários para as atividades acontecerem: o primeiro das 14h às 16h, e o segundo das 16h30 às 18h30. Além disso, as kvutzot que ocuparem o mesmo horário não iriam se cruzar, pois enquanto um grupo estará na CIP, o outro grupo terá atividade na CAJU. 

Para acompanhar de perto os próximos passos da Chazit Hanoar, siga no Instagram @juventudecip e @chazithanoarsp.