Os 71 anos de Israel foram comemorados com muita alegria e emoção nesta quarta-feira (8) durante o Iom Haatzmaut In Concert, que aconteceu no Colégio Renascença, por iniciativa do Grupo União em Iom Haatzmaut, que congrega vinte e uma entidades judaicas.

Por quase duas horas, as festividades, que tiveram como tema “Israel 71 anos hoje e amanhã”, cativaram a plateia com apresentações dos corais do Renascença, Wizo, Abanibi e Unibes, show das lehakot da Cip (Grupo Nefesh), Chaverim e movimentos juvenis e apresentações da Banda Mazel Tov, Rafael Zolko, irmãs Grabarz, Ury Epelbaum, Gabriela Feder Gil, Rachel Breuer e outros.

A Juventude da CIP também prestigiou o evento,  participando ativamente com jovens da Avanhandava, Chazit Hanoar e Colônia da CIP.

O evento contou ainda com a exibição de um vídeo do KKL – Keren Kayemet LeIsrael -, que mostrou imagens desde a criação do Estado de Israel até os dias atuais, destacando a colaboração da organização e de seus 900 mil apoiadores no mundo.

Dori Goren, cônsul de Israel em São Paulo, e Marcelo Kaufmann, presidente do Colégio Renascença discursaram enfatizando a importância de as 21 organizações judaicas se unirem para festejarem juntas os 71 anos de Israel, “um o sonho de dois mil anos”, e do envolvimento dos jovens “para que a chama do sionismo se mantenha acesa”.
“Hoje pudemos ver mais uma vez a união da comunidade judaica com o Estado de Israel. Quando você reúne 21 entidades comunitárias para juntas festejarem o Iom Haatzmaut, renovamos nosso compromisso com Eretz Israel”, disse o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Luiz Kignel.

“Tivemos um evento maravilhoso com uma organização impecável. No momento em que vivemos o recrudescimento do antissemitismo, frequentemente mascarado sob a forma de antissionismo, é fundamental que a comunidade esteja engajada e mostre sua ligação, solidariedade e apoio incondicional ao Estado de Israel”, disse o vice-presidente da Conib, Gilberto Meiches.

O evento União em Iom Haatzmaut é resultado de uma parceria da Agência Judaica, A Hebraica, Beth-El, B’nai B’rith do Brasil, Comunidade Shalom, Congregação Israelita Paulista, Lar das Crianças, Confederação Israelita do Brasil (Conib), Consulado Geral de Israel, El Al, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fundo Comunitário – Keren Hayesod, Israel Bonds, Keren Kayemet LeIsrael/ KKL Brasil, Naamat Pioneiras São Paulo, Residencial Israelita Albert Einstein, Sinagoga do Colégio Renascença, Unibes e WIZO São Paulo.

 

 

*Texto retirado do site da CONIB