No dia 07 de abril, a Kvutzá Shnat 2021, formada por 20 madrichim/ot das tnuót Avanhandava, Chazit e Colônia, embarcaram em direção à Israel, para participarem do programa Shnat Hachshará!

Durante o ano passado, chamado ano pré-shnat, o grupo trabalhou para arrecadar fundos para, assim, tornar possível a ida de todos para essa grande experiência em Israel. Eles se organizaram para fazer venda de chalót durante o ano todo, de Kits temáticos em Rosh Hashaná e uma rifa com 10 possibilidades de prêmios. Além da arrecadação, houve peulót e conversas para preparação e apoio dos madrichim. 

O Shnat tem como objetivos dar continuidade ao processo educativo existente nas tnuot e na CIP: desenvolver habilidades relacionais, de liderança e autoconhecimento; aprofundar conteúdos ligados à educação, liderança, sionismo, judaísmo e conjuntura social atual; e vivenciar a prática judaica-Israeli. O programa é dividido em quatro partes: Machon le Madrichim, Kibutz Revivim, Voluntariado e Perek Projetos.

O Machon le Madrichim tem duração de 4 meses e é uma instituição de ensino e formação para madrichim de movimentos juvenis da América Latina e países de língua inglesa. Focada em judaísmo, sionismo, educação e liderança comunitária, a instituição é localizada em Jerusalém. Em Kriat Moriáh ocorre a convivência intensa com jovens de outras tnuót e comunidades judaicas, enquanto participam de uma programação com 45 horas semanais de aulas e viagens de estudo por Israel e Polônia.  

No Kibutz Revivim, localizado no Sul de Israel, os madrichim passam 3 meses experienciando a “vida kibutziana”. Nesse espaço eles trabalham nas mais diversas áreas de manutenção interna e externa do kibutz, enquanto acontece o fortalecimento da identidade judaico-sionista e a conexão com as origens do Estado de Israel.

 Logo depois, os madrichim passam 1 mês e meio fazendo trabalho voluntário em Tel Aviv ou na Fazenda ecológica em Modi’in. Nesse período, os jovens vivem diretamente o voluntariado israelense, apoiando a comunidade local. Esse é o período de experienciar uma autogestão, desde a organização da casa até questões financeiras. 

A última etapa da viagem acontece o Perek Projetos, em Tiberias, no qual a Kvutzá se une no último mês para prepararem projetos para a tnuá – colocando em prática o que estudaram e aprenderam o ano todo.

Desejamos uma boa viagem para a Kvutzá Shnat 2021, que esse ano em Israel seja uma experiência única: aproveitem, vivam e se capacitem para depois trazer novos conhecimentos às tnuót!