Com a proposta de provocar uma reflexão sobre o judaísmo do futuro e o futuro do judaísmo, a CIP está lançando o Projeto Judaísmo 5.8, que contará inicialmente com uma programação de podcasts, tendo como âncoras o rabino Rogerio Cukierman e a historiadora e socióloga Laura Trachtenberg Houser. 

O primeiro episódio, lançado em 1º de setembro, já está disponível nas principais plataformas de podcast —  incluindo Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts —  e traz uma reflexão com o tema “Por que perguntar?”. Os podcasts serão atualizados a cada duas semanas, sempre às terças-feiras, e os episódios anteriores continuarão disponíveis nas plataformas. 

“A CIP identificou uma lacuna de podcasts judaicos de qualidade no Brasil e resolveu desenvolver o primeiro braço do projeto usando essa mídia que, além de tudo, é muito apropriada para os tempos de pandemia. Não queremos, porém, nos limitar a esse formato. A ideia é que o 5.8 seja um projeto verdadeiramente multimídia, oferecendo cursos, grupos de discussão e palestras para tratar de questões profundas que nos permitam pensar como será o judaísmo do futuro”, destacou o rabino Rogerio Cukierman. 

O Projeto Judaísmo 5.8 busca atrair pessoas interessadas em explorar sua identidade judaica, reconsiderar suas certezas, pensar qual papel o judaísmo pode ter na sua vida, e como sua participação pode ajudar a construir e a transformar o judaísmo do futuro. 

“Queremos estabelecer conversas e convidar os ouvintes a serem parte delas, buscando ajudar as pessoas a responderem porque elas deveriam continuar sendo judias no futuro e, como um trabalho de detetive, vamos buscar temas que nos ajudem nessa busca”, complementou o rabino. 

“Na CIP, temos estudado com profundidade o nosso propósito de congregar, inspirar e perpetuar, o que nos levou a refletir sobre as perspectivas do que poderá ser o judaísmo nas próximas décadas —  ou seja, o judaísmo dos anos 5.800 —  dado que estamos em 5.780. Nesse contexto, vemos cenários preocupantes, apontados por estudiosos do tema, que indicam uma perspectiva de perigosa perda de massa crítica com a redução da comunidade judaica a cada geração. Com o Projeto Judaísmo 5.8, queremos criar canais de comunicação para discutir e despertar a curiosidade sobre qual será o judaísmo do futuro, bem como o futuro do judaísmo”, explicou o presidente da CIP, Mario Fleck. 

Confira o primeiro episódio do podcast clicando aqui.