A convite do Congregação Israelita Paulista e do Instituto Brasil-Israel, o israelense Micah Goodman participará de um webinar para discutir os efeitos da polarização política nas democracias contemporâneas. Autor do best-seller “O Impasse de 1967 – A Esquerda e a Direita em Israel e o legado da Guerra dos seis Dias”, Goodman vai falar sobre os efeitos da polarização entre esquerda e direita no conflito entre israelenses e palestinos e sobre a dificuldade de, nesses termos, chegar-se a um caminho de diálogo e a uma solução.

A conversa será transmitida no nos canais da CIP no dia 18 de outubro, domingo, às 15h, e também pelo Zoom, com tradução simultânea em português.

Para Micah Goodman, “quando a conversa seca, a criatividade seca junto com ela” . Portanto, o objetivo de seu livro, O Impasse de 1967, é dar espaço a novas ideias. Mas para isso é preciso abrir mão dos preconceitos e dos slogans habituais. O problema é complexo, e as ideologias, sejam de esquerda ou de direita, falharam na tentativa de resolvê-lo; hoje, sequer conseguem propor uma resposta satisfatória porque estão concentradas em acusarem-se mutuamente. Por isso, a proposta do autor é a urgência de encontrar novas ideias, capazes de ajudar a superar o conflito e abrir novos caminhos para a paz.

David Diesendruck, presidente do Instituto Brasil-Israel afirma que uma conversa com o autor pode servir de alerta para pensamentos radicais. “A pandemia nos oferece a oportunidade de pensarmos nossas escolhas. A polarização empobrece o pensamento. Micah nos alerta e inspira a buscarmos o olhar do outro”. Para Mario Fleck, presidente da CIP, o evento é uma oportunidade única de ter contato com um autor, cuja voz precisa ser amplificada fora de Israel. “Micah Goodman tem se provado um autor e palestrante absolutamente necessário nestes tempos de extremos e polarizações – sua capacidade analítica e sua vocação oratória são imbatíveis “.

A conversa será conduzida pelo professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas, Guilherme Casarões. Casarões é pesquisador de temas ligados à política externa brasileira, relações Brasil-Israel, conflito palestino-israelense e à ascensão da extrema direita global.

 

Sobre o autor
Micah Goodman também é autor de Moses’s Final Speech, The Dream of the Kuzari e The Secrets of the Guide for the Perplexed, sobre o livro de Maimônides. O Impasse de 1967 foi lançado em Israel em 2017 e logo se tornou best-seller no país, proporcionando uma nova perspectiva para os debates sobre a Guerra dos Seis Dias e seus desdobramentos. Em seu livro posterior, The Wondering Jew: Israel and the Search for Jewish Identity, o autor se debruça sobre o conflito entre secularismo e religião. Goodman é presidente do Beit Midrash Yisraeli-Ein Prat e pesquisador sênior do Instituto Shalom Hartman, em Jerusalém.