Essa semana o Chevre, um dos projetos da Juventude da CIP, teve seus primeiros encontros com os grupos que vão trabalhar os temas “envelhecimento e desafios do etarismo” e “infância e vulnerabilidade social”. No encontro anterior, todos os interessados pelo projeto se reuniram para falar de Ticun Olam e se dividiram em dois grupos para trabalhar com os temas de maior interesse. 

O primeiro grupo, que vai trabalhar com o tema do envelhecimento e desafios do etarismo, se encontrou nesta segunda-feira para discutir mais profundamente sobre Ticun Olam e as possibilidades de ação. O momento também foi usado para firmarem o objetivo do grupo: que todas as ações sejam direcionadas para a construção de um mundo mais justo para todos e todas. Eles assistiram um trecho do filme “UP – Altas Aventuras” para começar a pensar em subtemas de interesse do grupo, levando a uma discussão sobre a importância de não supor que o outro precisa de ajuda apenas pela idade, entendendo que precisamos ouvir a terceira idade atentamente e nos conectar com suas histórias.

O segundo grupo, que vai trabalhar com o tema da infância e vulnerabilidade social,   se encontrou na terça-feira e também começou discutindo sobre Ticun Olam e as possibilidades de ação social. O grupo reconheceu a importância de refletir constantemente sobre o que estamos fazendo, para relacionar o micro com o macro e ir na direção do que acreditam. Eles assistiram o curta metragem “As Coisas que Moram nas Coisas”, sobre uma família de catadores de materiais recicláveis que vão juntos às ruas. Na trama, os adultos enfrentam as dificuldades com dureza, e as crianças vão criando outros significados para os objetos que coletam, para começar a pensar em subtemas de interesse do grupo.

Além dessas frentes, o Chevre está trabalhando com o IBI, Instituto Brasil-Israel, para construir uma série de vídeos, com convidados especiais falando sobre como os temas que o Chevre trabalha (envelhecimento e desafios do etarismo, infância e vulnerabilidade social e pessoa com deficiência e inclusão) se apresentam no dia a dia de Israel.  

Para acompanhar de perto mais novidades sobre o Chevre, siga @juventudecip no Instagram.