No dia 23, o último domingo, 24 madrichim da Avanhandava, Chazit, Colônia e futuros madrichim se reuniram com os mechanchim das tnuót, com a Coordenadora da Juventude Raizel Rechtman e a Rabina Tati Schagas para uma atividade sobre os últimos acontecimentos em Israel. Esse encontro aconteceu para trazer reflexões em torno do conflito Israel-Palestina: o que sentimos quando vemos alguém ou a mídia falando de Israel? O que sentimos quando vemos os ataques em Israel? Precisamos defender Israel a qualquer custo?
Outro assunto abordado foi de como os madrichim buscam informações, e onde são essas fontes. Foi discutido se as fontes são as mesmas para questões gerais e para situações relacionadas a Israel. Além disso, uma mensagem importante que surgiu do encontro foi que não devemos falar sobre o conflito Israel-Palestina apenas quando o tema está em alta, é preciso discutir e educar em “momentos de paz”, para que a educação seja constante e efetiva.
A Guizbarit e madrichá da Avanhandava Daniela Serwaczak, que participou do evento, opinou sobre: “foi muito bom ter um espaço seguro para gente poder conversar sobre o assunto. Acho que estávamos precisando de um espaço para discutir e poder conversar sobre, para ver como as pessoas estão se sentindo com tudo isso.“
Esse encontro foi mais reflexivo e introdutório, e ainda haverá uma aula informativa sobre Jerusalém, sua história e a situação atual com a Rabina Tati, para trazer ainda mais informações aos educadores.
Para acompanhar de perto os próximos passos das tnuót, siga no Instagram @juventudecip, @avatnua, @chazithanoarsp e @coloniadacip.