Nesta quinta-feira (14) a Congregação Israelita Paulista recebeu a visita do Cônsul Paul Gustaf Leonhardt, que trata de Assuntos Políticos e de Cultura do Consulado Geral da República Federal da Alemanha. Ele veio para conhecer e prestigiar o trabalho que vem sendo realizado na biblioteca Alfred Hirschberg, após a doação do Consulado em prol da revitalização.

“Pra mim é sempre um prazer estar visitando a biblioteca, ainda mais com esse trabalho. É impressionante tudo o que vem sendo feito aqui por essa equipe, restaurando os livros, com um acervo incrível. O Consulado está muito feliz de poder contribuir um pouco nesse grande trabalho”, afirmou Paul Gustaf.

A biblioteca conta com mais de oito mil exemplares, de diversos idiomas, com destaque para o alemão e hebraico, onde cada um representa cerca de 30% do acervo total.

A classificação temática também é bem variada, contando com temas religiosos, geográficos, históricos, biográficos, dentre outros.

A visita foi acompanhada pelo voluntário Carlos Baruch, pela equipe responsável por classificar, restaurar e manter a biblioteca, juntamente com a coordenadora de eventos da CIP, Eve Pekelman e pelo rabino Dr. Ruben Sternschein. Eles mostraram para o Cônsul todo o processo de restauração e principais obras presentes na biblioteca.

“O povo judeu gosta de ser conhecido como o povo do livro, nós estamos em uma era onde a leitura é um grande desafio, assim como os livros físicos, porque as pessoas leem menos e os livros tendem a desaparecer nessa era tecnológica. Mas nós temos o privilegio de herdar um acervo incrível que mostra a passagem de nossos antepassados judeus e alemães, extremamente intelectualizados”, salientou o rabino.