Ministério do Turismo e Congregação Israelita Paulista apresentam o encontro “Judaísmo fora da caixa — de Spinoza à música pop israelense”.

Neste bate-papo contaremos com a presença do Prof. Dr. Daniel Fainstein (reitor da Universidade Hebraica do México), Profa. Dra. Luciana Zaterka (professora de Filosofia Moderna, Teoria do Conhecimento e Ética na UFABC) e Dr. Ruben Sternschein (rabino da CIP e reitor da Academia Judaica).

No dia 27 de março, domingo, às 18h te esperamos presencialmente na CIP ou on-line nos nossos canais digitais. O encontro terá tradução simultânea em libras e você pode se inscrever para o presencial clicando aqui.

Daniel Fainstein é reitor e professor de Estudos Judaicos na Universidad Hebraica do México. Completou a sua formação acadêmica com distinção nas universidades de Buenos Aires, na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Universidade Nacional Autónoma do México, onde obteve o seu doutoramento em Ciências Políticas e Sociais. Seus estudos rabínicos tiveram lugar no seminário rabínico latino-americano “M. T. Meyer” y se especializou em educação e filosofia judaica no “Jerusalem Fellows Program” do Mandel Center. Foi reitor do Seminário Rabino Latino-americano “M.T. Meyer”, diretor do Conselho Central de Educação Judaica da República Argentina e professor visitante e conselheiro em instituições acadêmicas e educacionais na América Latina, Europa, Israel e Estados Unidos. Os seus interesses de pesquisa e ensino incluem o pensamento judaico e sua história intelectual, o mundo judaico contemporâneo e a sociologia da religião. Entre suas publicações encontra-se uma obra em português, a saber, o livro Judaísmo, Direitos Humanos e Espiritualidade, em língua portuguesa. Uma biografia intelectual do rabino Marshall T. Meyer, Editora Shalom, São Paulo, 2013.

Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Atualmente, é representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos, especialmente da população em situação de rua.

Luciana Zaterka tem graduação em química pela Universidade Mackenzie e mestrado em química orgânica pelo IQ-USP. Fez a graduação, o mestrado e o doutorado em Filosofia, pela FFLCH-USP. Seu pós-doutorado foi em História da Ciência pela PUC-SP. Atualmente é professora associada da UFABC onde leciona sobre filosofia moderna, teoria do conhecimento e ética. Suas pesquisas estão voltadas tanto à filosofia moderna, como à filosofia da ciência. Tem um livro publicado: A filosofia experimental na Inglaterra do século XVII (FAPESP/Humanistas) e é editora do livro Life and Evolution publicado pela Springer em 2020. Está com um livro no prelo intitulado Ensaios de História e Filosofia da Química (Ideias & Letras). Possui ainda inúmeros artigos e capítulos de livro publicados em revistas especializadas.