A perspectiva do aumento da longevidade da população requer enfrentar grandes desafios e esse tema já está na pauta da comunidade  judaica há muitos anos.

Tendo como pano de fundo o   “Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios”, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área da Terceira Idade, realizou, na segunda-feira, 08 de outubro,  o 13º Seminário da Terceira Idade, na Unibes Cultural.

O evento, que teve como proposta capacitar e reciclar profissionais e voluntários ligados à terceira idade,  reuniu profissionais de renome que discutiram temas de relevância para esta crescente faixa etária, tais como qualidade de vida, aposentadoria, escolhas, inclusão digital e o envelhecimento ativo. Também foram apresentadas experiências inovadoras pela Unibes Cultural, Residencial Israelita Albert Einstein e pelo Portal Avosidade.

 Os ativistas Clara e Moises Mirocznik  foram homenageados pelos trabalhos desenvolvidos todos esses anos em benefício da comunidade judaica. Emocionado, o casal agradeceu a homenagem  e reforçou o apoio da família e o reconhecimento das diversas entidades onde exerceram trabalho voluntário, bem como a importância de que os jovens e as novas lideranças sejam estimuladas.

 O Seminário também contou contou com discursos de Denise Antão, presidente da Unibes, Luiz Kignel e Ricardo Berkiensztat, presidente e presidente executivo da Fisesp e do  Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista.

 Em suas falas todos destacaram a realidade atual onde as pessoas estão vivendo mais,  bem como  a preocupação das entidades judaicas  com a dignidade e  o envelhecimento ativo além do cuidado que as famílias e os jovens devem ter com seus idosos. Também foram evidenciadas as  buscas pelas melhores práticas e a importância de  deixar esse tema sempre na pauta das entidades judaicas.

O 13º Seminário da Terceira Idade foi realizado pela  Federação Israelita do Estado de São Paulo em parceria com a Unibes e apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP) e  Sociedade Israelita Albert Einstein.