Geneticista Mayana Zatz, frei André Boccato e  rabino Michel Schlesinger lotam teatro em discussão sobre aborto

 

No Brasil, o aborto  é considerado crime, com penas previstas de 1 a 3 anos de detenção para a gestante, e de 1 a 4 anos de reclusão para o médico ou para quem realizar em outra pessoa o procedimento de retirada do feto. Porém, o aborto não é qualificado como crime quando ocorre nos casos de estupro,  se o feto for anencefálico ou se houver risco de vida para a mulher, causado pela gravidez.

 

Para discutir esse tema relevante, o Ministério da Cultura, a Congregação Israelita Paulista (CIP) e a Livraria Cultura realizaram no dia 29 de outubro, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o evento Dilemas Éticos, com a participação do rabino Michel Schlesinger, frei André Boccato, da doutora e cientista Mayana Zatz e mediação da jornalista Helen Braun.

 

Com a sala lotada e a plateia atenta,  o debate trouxe a tona questões como a origem da vida do feto, a quem cabe à decisão do aborto,  se o  Estado precisa interferir nessa questão e  como pensam as religiões, a genética e a ciência, com direito a participação do público, que aproveitou para esclarecer suas dúvidas e questionar os debatedores.

 

“É completamente diferente uma pessoa interromper uma gestação por problemas sociais, ou por que a mãe não está preparada para ter aquela criança, do que  quando a mulher sabe que vai ter uma criança com um problema grave ou uma doença incurável. Eu defendo que nesses casos  a decisão deve ser da mulher”, destacou a geneticista Mayana Zatz.

 

“Acho que por trás do tema do aborto existem verdades religiosas, verdades científicas e a  verdade do legislador, que precisa chegar a uma conclusão. E a minha pergunta é:  quem deve decidir? Levando em consideração a situação mulher, acho que o que convém em última instância é a consciência da pessoa de decidir o que é melhor de acordo com a sua situação”,  frisou o  Frei André Boccato.

 

“A discussão sobre o aborto é tão desafiadora quanto necessária. Ninguém é a favor do aborto, no entanto existem circunstancias em que esta é a melhor possibilidade, por esse motivo é preciso estudar essa questão em profundidade e entender qual a visão que o judaísmo, a ciência e as outras religiões trazem para enriquecer um debate tão profundo como esse”, finalizou o rabino Michel Schlesinger.

 

O evento Dilemas Éticos é uma iniciativa da Livraria Cultura e da Congregação Israelita Paulista (CIP) que convida o público a refletir sobre temas atuais a partir de questionamentos e considerações levantadas por profissionais de diversas áreas. Desde seu lançamento, em junho de 2015, já foram realizados doze encontros que lotaram os teatros da Livraria Cultura em São Paulo no Conjunto Nacional e nos shopping Villa Lobos e Bourbon.

 

Patrocinadores: Itaú-Unibanco, Rosset, GR Segurança, Bemol e Focus Energia.