Chevra Kadisha | Falecimentos e cerimônias
Contato com Sérgio Cernea: 11 99204-2668/ 2808-6291. ou chevra@cip.org.br
A criação da Chevra Kadisha da CIP começou a ser discutida pouco tempo após a fundação da Congregação. Um dos motivos foi a preocupação de seus integrantes com a diferenças no ritual funerário, de acordo com a origem de cada uma das famílias. Assim, em outubro de 1937 foi fundada a Chevra Kadisha da CIP, com um grupo de voluntários formado por dez mulheres e seis homens, que se dedicou a esta importante e imprenscindível mitsvá de dedicação às famílias neste momento de dor.
O principal objetivo, até os dias atuais, é dispensar ao falecido um tratamento digno, adequado e honroso, estritamente em conformidade à halachá e às tradições de nossas origens. O serviço está disponível para sócios e não-sócios da CIP. Tão logo nossa Chevra Kadisha é acionada, todas as medidas e detalhes necessários (civis, legais, operacionais e religiosos) são imediatamente providenciados (remoção, preparação, cerimonial, liturgia,rezas na casa dos familiares, publicação de anúncio nos jornais, etc) com o comparecimento do responsável.
Desde a criação da Chevra, a colaboração de um grupo responsável pela confecção das roupas e lençóis utilizados nos rituais fúnebres foi fundamental. As voluntárias da Costura da Chevra Kadisha reúnem-se quinzenalmente e, entre elas, algumas são responsáveis pelo tahar (banho ritual), que é parte integrante do cerimonial funerário.
Ser voluntário de uma Sociedade Sagrada Funerária é uma das mais honradas mitsvot que existem. Caso tenha interesse em participar de um de nossos grupos, entre em contato através do email chevra@cip.org.br.