O Ato Central de Iom HaShoá, realizado pela Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo), foi retransmitido nos canais digitais da CIP no dia 07 de abril, quarta-feira. Conduzido por Marcos Zlotnik e Milene Lamensdorf, membros do Conselho Juvenil Judaico Sionista, o ato contou com a participação de diversas entidades judaicas para lembrar das vidas perdidas no Holocausto e homenagear todos os sobreviventes.
O ato foi aberto com trechos do filme “Não mais Silêncio”, dirigido por Luiz Rampazzo e Marcio Pitliuk. Após a exibição dos tocantes depoimentos, os músicos Alexandre F. Travassos e Tania Travassos, do departamento musical da CIP, fizeram uma linda interpretação da canção “Eli, Eli”. Houve também um toque do shofar e mensagens especiais de representantes das entidades parceiras do ato.
Luiz Kignel, presidente da Federação Israelita de São Paulo, reforça a necessidade de mantermos a chama acesa para que a memória nunca seja perdida. “A Shoá não é um tema judaico, é um tema mundial. Ela não é a história judaica, é a história do mundo. Mas somos nós, a comunidade judaica, os guardiões dessa realidade”.
Alon Lavi, Cônsul Geral de Israel em SP, afirma que “neste dia a dor pessoal se confunde com a tristeza que fez parte da nossa história. No entanto, hoje também lembramos a resistência judaica, e homenageamos aqueles que sobreviveram e superaram as atrocidades”.
Ao longo do encontro, o chazan Ale Edelstein representou a CIP entoando o “El Male Rachamin” e o Cadish dos enlutados,. Além disso, seis velas foram acesas, cada uma homenageando um milhão de vidas judaicas ceifadas durante a Shoá.
Você pode assistir ao ato na íntegra clicando neste link.