No último sábado (12) se iniciou o ano letivo do Cursinho Romã, iniciativa do MOV 20:35 que atua por uma educação inclusiva e democrática. A turma de 2022 conta com 31 alunos que foram aprovados no processo seletivo do cursinho.
Neste primeiro dia, os alunos tiveram aulas on-line com conteúdos importantes que são cobrados no vestibular, além de um debate marcante na aula de atualidades sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Felipe Schwartz, co-fundador do Cursinho Romã, conta que as aulas contaram com ampla participação dos alunos, que interagiram por meio do microfone e do chat, todos com as câmeras ligadas.
Nas últimas semanas, os alunos e docentes do Romã retiraram os 4 livros didáticos do CPV com foco no ENEM, que os acompanharão durante toda a trajetória do pré-vestibular. Além dos materiais, todos ganharam mimos do Cursinho: camisetas e cadernos personalizados!
A nova coordenadora do MOV, Sonia Mehl, reforça a importância da atuação do Romã com a educação popular dentro da comunidade judaica:
“O Cursinho Romã surge do incômodo com a desigualdade da educação brasileira. Ao reexaminar nossa realidade com uma ampla visão de como ela deve ser, esses jovens fazem uma leitura de mundo como nossos ancestrais fizeram, de Ticun Olam. Eles se uniram por um ensino superior mais equânime e socialmente justo, fazendo do Cursinho Romã um cursinho preparatório para o vestibular, totalmente de graça, que visa ampliar os horizontes de acesso ao ensino superior para pessoas de baixa renda. Assim, eles trabalham através e com a tradição judaica, numa percepção de injustiça abrangente que cria ações para transformar o mundo num lugar melhor.”
Para acompanhar as ações do cursinho, siga @cursinhoroma no Instagram.