22/05 | Lançamento dos novos cursos da Academia Judaica

Adicione o texto do seu título aqui

Adicione o texto do seu título aqui

Participe do lançamento dos novos cursos da Academia Judaica! Dia 22 de maio, domingo, às 17h, os novos professores do projeto vão falar sobre Nação, Civilização e Pensamento Judaicos.

Inscreva-se abaixo para participar presencialmente na CIP! O encontro também será transmitido ao vivo nos nossos canais digitais.

Informações: academia@cip.org.br

Prof. Dr. Bruno Szlak

Formado em Engenharia Civil, Bruno Szlak é Mestre e Doutor pela área de Estudos Judaicos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Seu campo de pesquisa está relacionado com o cinema e televisão israelenses, notadamente na construção das imagens da ortodoxia religiosa judaica nestes veículos. Sua tese de doutorado tinha como tema principal a análise da série Shtisel, agora tão famosa por conta de sua veiculação em nível mundial pela Netflix.

 

Jacques Fux

Jacques Fux é escritor. Professor do EMGE/Dom Helder, da Casa do Saber RJ e SP, Polifonia, Fundação Dom Cabral/SKEMA, PUCMG e foi professor do INSPER-SP. Formado em Matemática, mestre em Ciência da Computação, doutor em Literatura Comparada pela UFMG e Docteur em Langue, Littérature et Civilisation Françaises pela Université de Lille 3, França. Foi pesquisador no Departamento de Romance and Languages na Universidade de Harvard (2012-2014). Pós-doutor em Teoria Literária pela UNICAMP, UFMG e CEFETMG. Com seu livro de crítica literária – Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO (Editora Perspectiva, 2016) venceu o Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil em Letras/Linguística e foi finalista do Prêmio APCA de 2016. Foi também Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013 com seu primeiro romance, Antiterapias (Scriptum, 2012). Autor de Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor (Rocco, 2015) – Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte, Meshugá: um romance sobre a loucura (José Olympio, 2016), vencedor do Prêmio Manaus de Literatura 2016, Nobel (José Olympio, 2018) e Georges Perec: a psicanálise nos jogos e no trauma de uma criança de Guerra (Relicário, 2019), Ménage Literário (Relicário, 2020), O Enigma do Infinito (Maralto, 2019) – finalista do Jabuti e Selo “Altamente Recomendável” pela FNLIJ, e Um labirinto labiríntico (Biblioteca Paraná, 2020) – vencedor do Prêmio Paraná. Escritor residente na Ledig House em New York. Seus livros já foram publicados na Itália, México, Peru e Israel.

Profa. Dra. Cecília Cavaleiro

Prof. Dra. Cecília Cavaleiro, professora de Filosofia Medieval Judaica do curso de Filosofia e Programa de Pós-graduação da UNIFESP; doutora em Ciências da Religião pela PUCSP com tese sobre Schlomo Ibn Gabirol, pós-doutorado em filosofia medieval. Pesquisadora líder do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental. Atualmente é coordenadora do GT Filosofia da Religião da ANPOF e editora da Revista Brasileira de Filosofia da Religião.

 

Dr. Ruben Sternschein

Dr. Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP e coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos especialmente da população em situação de rua.