Os coordenadores de todos os departamentos da CIP, ao longo deste mês, tiveram dois encontros para abordar o tema “inclusão e diversidade”, debatendo e se capacitando para o Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Nas capacitações, todos discutiram assuntos como as letras que compõem a sigla LGBTQIA+, os conceitos básicos de gênero e sexualidade, expressões a serem evitadas e o que fazer em algumas situações, o papel dos aliados que se posicionam ativamente pela igualdade de direitos e contra a LGBTfobia, e desafios e possibilidades de acolhimento em cada uma das áreas na CIP e na comunidade como um todo.
No primeiro encontro, todos conheceram os convidados do Hineni, a coordenação de inclusão LGBTQIA+ vinculada à FISESP. A missão deles é dar visibilidade, reconhecimento e promover coexistência a toda pessoa judia LGBTQIA+ dentro de um espaço judaico. Eles trabalham com os pilares de aceitação própria, inclusão, re(conexão) e educação dentro da comunidade.
Também neste dia, todos puderam se encontrar com voluntários do Programa de Apoio Psicológico LGBTQIA+ Judaico, que prove apoio psicológico a membros da comunidade judaica referente ao tema LGBTQIA+. Eles realizam atendimentos para pessoas judias LGBTQIA+ ou parentes próximos que precisem de auxílio de profissionais capacitados.
No segundo encontro, os colaboradores receberam a Dra. Andrea Hercowitz, pediatra e hebiatra, coordenadora e professora do curso “Saúde LGBTQIA+: práticas de cuidado transdisciplinar” e coordenadora de saúde da ONG Mães pela Diversidade – SP.
A CIP se orgulha de ver seus colaboradores cada vez mais capacitados sobre o tema! Na sexta-feira (16/06), teremos um Café veUgá, às 18h, no Salão Steinbruch, sobre liturgia inclusiva com a rabina Tamara. Logo em seguida, o Cabalat Shabat do Orgulho, às 18h45, na sinagoga! Esperamos por vocês!