No dia 26/06, quarta-feira, o Rav Natan se disponibilizou para a comunidade no evento “Pergunte ao Rabino”, que tinha dessa vez o tema do aborto dentro do judaísmo, pelas recentes pautas levantadas na sociedade.    

Para iniciar a discussão, o Rav Natan trouxe fontes como a Torá, o Talmud, e até outras interpretações de filósofos e mestres do judaísmo, que puderam dar base às perguntas que viriam depois. Foi discutido quando o judaísmo entende que uma vida é uma vida, quando ele entende que um feto é um feto, se é a vida da mulher, a vida do feto, entre outras coisas. Também tivemos a oportunidade de falar com o Rav Natan, que nos deu seu ponto de vista sobre a conversa:

“Fazer parte da comunidade judaica hoje, significa estar atento tanto à tradição dos nossos antepassados, quanto à realidade na qual vivemos. Nesse encontro, tivemos a oportunidade de unir esses dois elementos essenciais – a tradição, e os desafios da atualidade. A Torá tem apenas um versículo que menciona tangencialmente o aborto. A literatura rabínica desenvolveu muitas ideias e valores a partir deste verso, e de outros conceitos que se aplicam ao caso. As traduções clássicas da Torá, judaicas e não judaicas, adiocionaram novos elementos a essas narrativas que tem implicações significativas em como cada religião entende o tema do aborto hoje. Discutimos temas como o status legal e espiritual do feto ainda na barriga da gestante, e analisamos múltiplas perspectivas sobre quando começa de fato a vida. Concluímos o estudo com visões judaicas ortodoxas, reformistas e conservadoras sobre o tema na atualidade. Em agosto, continuaremos com a série “Pergunte ao Rabino” com outros temas atuais e importantes de se questionar por uma perspectiva judaica!”, disse o Rav Natan Freller.

Para acompanhar quando serão os próximos encontros da série “Pergunte ao Rabino”, e também os próximos passos do MOV 20:35, é só seguir o Instagram do MOV 20:35 (@mov.2035)!