No domingo, 10 de novembro, ocorreu uma emocionante cerimônia em memória à Kristallnacht – o Pogrom da Noite dos Cristais – realizada no Memorial do Holocausto. Esse evento, de grande relevância para a comunidade, contou com uma expressiva participação e proporcionou um momento solene para relembrar o triste episódio que antecedeu o genocídio de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A cerimônia reforça o compromisso de todos com o “Nunca Mais”, um lema que hoje se torna ainda mais necessário frente aos desafios do presente.
 
A Congregação Israelita Paulista, representada por sua Presidente, Laura Feldman, esteve presente neste importante evento. Laura reafirmou o compromisso da CIP em combater o antissemitismo e promover a memória, parabenizando o Rabino Toive Weitman pelo evento que se soma ao calendário comunitário, assim como fazemos a cada 27 de janeiro, no Ato em Memória às Vítimas do Holocausto. “Juntos fazemos mais”, lema da Fisesp, é também um reflexo do propósito da CIP de unir esforços pela memória e pela justiça.
 
A presença da Cônsul da Alemanha, Martina Hackelberg, e da Ministra da Cultura da Alemanha, Claudia Roth, marcou a cerimônia. Em seu discurso contundente, proferido em alemão e traduzido simultaneamente, a Ministra reiterou o compromisso firme do governo alemão na luta contra o antissemitismo, inspirando a todos os presentes.
 
Ao final, uma reflexão de Hannah Arendt, gravada nas paredes do Memorial, ecoava: “O mal se torna possível, não somente por causa daqueles que o querem de forma consciente, mas também por aqueles que o banalizam.” Esta mensagem é um chamado à vigilância e ao compromisso de cada um em promover o bem.
 
A CIP parabeniza o Memorial do Holocausto pela organização deste ato memorável, que não apenas mantém viva a memória histórica, mas também nos convida a refletir sobre nossa humanidade e a importância em defendê-la.