No último domingo, 29/6, a Confederação Israelita do Brasil, a Federação Israelita do Estado de São Paulo, o Hospital Israelita Albert Einstein e a Congregação Israelita Paulista, realizaram a cerimônia de Hazcará em homenagem a Mario Adler z”l, em reconhecimento à sua trajetória de liderança e dedicação à vida judaica e comunitária. 

Mario era reconhecido por sua postura ponderada, escuta respeitosa e pela capacidade de construir pontes entre diferentes instituições judaicas e a sociedade em geral, sempre com foco na preservação dos valores judaicos, na educação, na cidadania e nas gerações. Sua contribuição ultrapassava cargos: era um conselheiro ético, articulador confiável e defensor incansável da união comunitária.

Mario não era apenas um apoiador das artes; era um mecenas do espírito, alguém que via na música um idioma universal capaz de unir almas, preservar identidades e construir pontes entre mundos.

Com a presença de familiares e amigos, a cerimônia contou com as mensagens da presidente da CIP, Laura Feldman, da vice presidente da Conib, Celia Parnes, do presidente da HIAE, Sidney Klajner, do presidente da Fisesp, Marcos Knobel e do amigo Mic Perlman. 

Exibimos também as homenagens que vieram do Lar das Crianças, de Marco Perlman, presidente dos Amigos da Universidade de Tel Aviv, de Jayme Blay, ex presidente da CIP, de Amos Elad, vice presidente da Tel Aviv University e Tomer Lev, pianista da Filarmônica de Israel, com quem Mario criou laços de amizade.

As filhas Vivian e Adriana compartilharam seu depoimento com muita emoção e o rabino Ruben Sternschein trouxe sua mensagem e fez uma bênção para toda a família. 

O evento foi iniciado e encerrado da forma que Mario gostava, com música! Uma recepção com música clássica e finalização com Ierushalaim shel Zahav, cantada pelo chazan Ale Edelstein, acompanhado pela Camerata da CIP.