Na parashá Pincḥás, que leremos nesse sábado, aparece a famosa história das cinco filhas de Tselofḥád, homem que havia morrido na revolta de Côraḥ, sem deixar filhos homens que pudessem herdar suas terras, segundo a Lei da Torá vigente na época.
As cinco mulheres questionam Moshé Rabênu que, com a permissão da Divindade, altera a lei em vigor, alterando desse modo a Torá.
Segundo a escola do movimento Mussar, as mulheres não pediram nada novo, nem solicitaram qualquer mudança na Torá. Apenas pediram para receberem porções dentro da Terra de Israel, afinal, eram da tribo de Menashé, cujo território ficava parte dentro da Terra Prometida e parte fora dela.
Apesar disso, a maioria absoluta dos comentaristas nos últimos milênios concorda que uma mudança foi sim realizada na própria lei da Torá e que o pedido das mulheres era inédito e foi atenciosamente ouvido e aceito pela Divindade.
O Midrash Tanḥuma faz questão de enfatizar que, enquanto na parashá Sheláḥ Leḥá os homens não quiseram entrar na terra de Israel e falaram mal dela no caso dos espiões e – mais que isso – ainda lamentaram por três vezes que melhor seria se tivessem ficado no Egito para morrer, que era melhor voltar ao Egito e, por fim, cogitaram eleger um novo líder que os levasse de volta ao Egito (Nm 14:2-4) – na parashá Pincḥás as mulheres fizeram questão de receber parte daquela terra que havia sido desprezada pelos homens em Sheláḥ Leḥá (Tanḥuma, parashá Pincḥás 7:1).
Em seu comentário, o Kelí Yacár (Polônia/Praga, 1550-1619) explica a frase ‘Sheláḥ Leḥá anashím’ (‘envie pra você homens que explorem a terra’): “a Divindade disse a Moshé: ‘Na Minha opinião, seria melhor enviar mulheres (‘nashím’) como exploradoras, porque as mulheres sim amam a terra que Eu prometi e Eu sei que elas não falarão mal da Minha terra. Mas, se a sua opinião é de enviar homens (‘anashím’), então ‘Sheláḥ Leḥá anashím’ (‘envie os homens por você’, ou seja, por sua conta e risco)! Mas NA MINHA OPINIÃO, seria melhor que enviasse mulheres como as filhas de Tselofḥád” (Kelí Yacár sobre Bamidbar 13:2, midrash 4).
Enquanto a atitude dos homens acarretou a punição de toda aquela geração, que se viu condenada a vagar por quarenta anos sem poder entrar e herdar a terra de Kenáan, a atitude daquelas cinco mulheres garantiu-lhes a recompensa de herdar aquela terra, garantiu que a Torá fosse ALTERADA pelo mérito delas, em benefício de TODAS as mulheres daquela geração e de TODAS as gerações futuras.
Que Maḥlá, Noá, Ḥoglá, Milcá e Tirtsá nos sejam exemplos da luta por mudanças que promovam a justiça, e que, pelo mérito delas, nossa Torá, seus princípios e valores continuem para sempre relevantes e nos servindo de inspiração para letakén olám bemalḥút Shadai – consertar o mundo através dos valores que acreditamos divinos. Por todas as gerações.
Shabat shalom
Theo Hotz