O rabino Michel Schlesinger recebeu o presidente da Conib e do Hospital Israelita Albert Einstein, Claudio Lottenberg, para um bate-papo sobre comunidade e política em mais uma edição do Dilemas Éticos.

O encontro aconteceu na última quarta-feira (02), e Lottenberg teve a oportunidade de responder perguntas acerca de temas como a perspectiva de futuro para a Conib, diálogo inter-religioso, fake news e discurso de ódio, polarização da política no contexto das eleições municipais, entre outros.

Sobre a representatividade judaica na política, Lottenberg afirma que as pautas defendidas pela comunidade necessitam de esforços de outra natureza para conquistar espaço nas discussões públicas. “A causa judaica é importante e não precisa ser defendida apenas pelas pessoas da comunidade”, afirmou. Para ele, a história, o legado científico e cultural e o compromisso com a democracia do povo judeu são fortes convites às pessoas defenderem e lutarem pelas pautas da comunidade.

Propondo uma autocrítica, o rabino Michel afirma que “para que tenhamos esses parceiros fora da comunidade, também precisamos ser parceiros de outras causas, colocando temas como o combate ao racismo, à islamofobia e à homofobia, por exemplo, no topo da nossa lista”.

Sobre sua recente chegada ao cargo de presidente da Conib, Lottenberg afirma que combater o antissemitismo, a intolerância e o discurso do ódio, evitar a banalização do Holocausto e lutar contra a deslegitimação do Estado de Israel estão entre as prioridades da sua gestão.

A conversa contou com tradução simultânea em libras, e você pode assistir na íntegra acessando o canal da CIP no YouTube.

O evento Dilemas Éticos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.