O rabino dr. Ruben Sternschein participou da sétima edição do projeto Webinars MPSC/CEAF, na quarta-feira (23). O encontro abordou temas sobre manifestações de ódio e intolerância, com reflexões e estratégias de enfrentamento.
Essa edição do projeto contou com a assinatura de um acordo entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Confederação Israelita do Brasil (CONIB), que promove melhor mobilização e articulação de ações que protejam e garantam os direitos de igualdade e não discriminação. As duas instituições estarão sempre em contato para planejar, monitorar e avaliar as iniciativas relacionadas à parceria.
Com a abertura de Lia Nara Dalmutt (Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do MPSC), o evento contou com a assinatura do acordo entre Fernando da Silva Comin (Procurador-Geral de Justiça do MPSC), Fernando Kasinski Lottenberg (Presidente da CONIB) e Sergio Iokilevitc (Presidente da AIC). Junto com Vinícius Secco Zoponi (Promotor de Justiça do MPSC), o rabino Ruben participou do debate com intervenções sobre ódio e discriminação.
“O ódio visceral é sempre infundado. É sempre preconceituoso e destrutivo. A pregação do ódio é, sempre, devastadora”, afirmou o rabino. “Estamos aqui como descendentes de uma humanidade que se perdeu, mas que, também, se resgatou, com atos como o que foi assinado hoje”.
Em sua participação, o rabino Ruben promoveu uma reflexão sobre as diferenças humanas entre os espectadores e, falando sobre sua experiência pessoal de ser filho de sobreviventes do Holocausto, ele pontuou que “a diversidade é a chave do progresso, da cultura, da criatividade, da produção. A pluralidade é essencial”.
Você pode assistir a transmissão na íntegra clicando aqui.