“Estas são as normas que você porá diante deles” (Êxodo 21:1)
Depois de lermos sobre o recebimento dos dez mandamentos no final da parashá passada, a parashá desta semana nos apresenta uma lista de normas sociais de maneira detalhada, exemplificada e muitas vezes mostrando os castigos em caso de transgressão.
O primeiro versículo da nossa parashá tem duas partes que acho especialmente relevantes no contexto de um judaísmo liberal, comprometido e ativo.
“Estas são as normas”. Nossa tradição nos ensina que há diferentes categorias de preceitos na Torá. Há normas (mishpatím) e há leis (chukim). Mishpatím são aqueles preceitos aos quais os seres humanos poderiam chegar colocando em funcionamento o raciocínio e valores universais. São normas que poderiam ter sido deduzidas. Já chukim são preceitos os quais não poderiam ter sido definidos por seres humanos, e que não dependem da nossa compreensão racional.
No mundo do judaísmo liberal, a maioria das pessoas busca compreender o sentido das mitzvot, os valores que há por trás delas e o que trazemos ao mundo quando as cumprimos. Os preceitos são uma forma de transformar nossos valores em ações e viver nossa tradição.
Eis um exemplo, dentre as normas listadas nesta parashá, que é especialmente relevante em nossos dias e nem sempre é fácil de cumprir, apesar de podermos compreendê-lo, crer em sua importância e nos valores que nos ensina: “não espalhe falsos rumores; não dê as mãos ao poderoso para agir como testemunha maliciosa. Nem se alinhe ao poderoso para fazer o mal — não dê testemunho perverso numa disputa de modo a pervertê-la em favor da minoria — tampouco demonstre deferência por uma pessoa pobre numa disputa” (Ex. 23:1-3).
Na Mechilta de Rabi Yshmale, (21:1:1), comentário do século II sobre o livro de Êxodo, aprendemos sobre a segunda parte do versículo, “que você [Moshé] porá diante deles”:
“Deus disse a Moisés: não deveria passar pela sua mente dizer ‘ensinarei a vocês uma seção da Torá ou somente uma Halachá duas ou três vezes, até que se torne corrente em suas bocas exatamente de acordo com sua redação (ou seja, até que conheçam o texto ao pé da letra), mas não vou me dar ao trabalho de lhes fazer entender o porquê de cada coisa e seu significado’; portanto, as Escrituras dizem ‘porá diante deles’ como uma mesa posta diante de uma pessoa, com tudo servido.”
Os textos estão de frente para nós, nossa tradição é tão acessível como o esforço que dedicamos a conhecê-la, estudá-la, vivê-la e lhe dar significado e relevância em nossas vidas. Nosso judaísmo continua crescendo e se desenvolvendo na medida em que o vivemos e transmitimos. É nossa responsabilidade individual sentarmos à mesa e desfrutarmos o banquete de nossa tradição junto com nosso povo.
Shabat Shalom,
Rabina Tati Schagas