Não é segredo que a atual guerra na Ucrânia gerou o maior fluxo de refugiados na Europa desde a 2ª Guerra Mundial. Segundo a UNICEF, em menos de um mês, cerca de 1,5 milhões de crianças ucranianas deixaram suas casas. Um dos destinos é a cidade de Berlim, capital da Alemanha.

Pensando nisso, Ricardo Wolff, brasileiro residente há 16 anos na cidade, idealizou um projeto com o intuito de trazer um momento de alegria e alívio às crianças que chegam, dia e noite, na Hauptbahnhof — principal estação de trem de Berlim.

O projeto, batizado de “Abracinhos à Distância”, foi realizado em parceria com voluntários do Conselho da Congregação Israelita e o Lar das Crianças da CIP.

A ideia consiste em conectar as crianças do Lar com as crianças ucranianas por intermédio de cartas contendo mensagens de carinho e de apoio — do jeito que só crianças sabem escrever. As cartinhas, traduzidas do português para ucraniano, são entregues dentro de um lindo kit, contendo também doces tipicamente brasileiros, como brigadeiros e chocolate Bis, além de brinquedos e kits para colorir.

Fundado há 85 anos, o Lar das Crianças é uma ONG que tem a CIP como mantenedora. Uma instituição judaica que acolhe crianças de todas as religiões em situação de vulnerabilidade social. Sua motivação é o Ticun Olan — valor judaico que significa “Aprimorar o mundo”.

A ação, além de trazer um momento de alegria instantânea aos pequenos refugiados, lembra a própria razão da fundação e existência do Lar das Crianças da CIP, uma vez que, décadas atrás, serviu como lugar de acolhimento para as famílias refugiadas da Europa e suas crianças.

“Abracinhos à Distância” depende de doações para continuar existindo, por isso contamos com o seu apoio. Como o próprio nome diz, mesmo à distância, você pode ajudar. Afinal, Ticun Olan não conhece fronteiras.

FAÇA SUA DOAÇÃO:

PIX: (11) 94735-3226 (escreva “Abracinhos” da descrição da transferência)

CONGREGAÇÃO ISRAELITA PAULISTA

Banco Itaú S/A – 341 | Agência 0036 | C/C 69207-7 | CNPJ: 60.766.060/0001-41

Contato: lardascriancas@cip.org.br