Participe do lançamento dos novos cursos da Academia Judaica! Dia 22 de maio, domingo, às 17h, os novos professores do projeto vão falar sobre Nação, Civilização e Pensamento Judaicos.

Inscreva-se abaixo para participar presencialmente na CIP! O encontro também será transmitido ao vivo nos nossos canais digitais.

Informações: academia@cip.org.br

Prof. Dr. Bruno Szlak

Formado em Engenharia Civil, Bruno Szlak é Mestre e Doutor pela área de Estudos Judaicos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Seu campo de pesquisa está relacionado com o cinema e televisão israelenses, notadamente na construção das imagens da ortodoxia religiosa judaica nestes veículos. Sua tese de doutorado tinha como tema principal a análise da série Shtisel, agora tão famosa por conta de sua veiculação em nível mundial pela Netflix.

 

Jacques Fux

Jacques Fux é escritor. Professor do EMGE/Dom Helder, da Casa do Saber RJ e SP, Polifonia, Fundação Dom Cabral/SKEMA, PUCMG e foi professor do INSPER-SP. Formado em Matemática, mestre em Ciência da Computação, doutor em Literatura Comparada pela UFMG e Docteur em Langue, Littérature et Civilisation Françaises pela Université de Lille 3, França. Foi pesquisador no Departamento de Romance and Languages na Universidade de Harvard (2012-2014). Pós-doutor em Teoria Literária pela UNICAMP, UFMG e CEFETMG. Com seu livro de crítica literária – Literatura e Matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO (Editora Perspectiva, 2016) venceu o Prêmio Capes pela melhor tese do Brasil em Letras/Linguística e foi finalista do Prêmio APCA de 2016. Foi também Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013 com seu primeiro romance, Antiterapias (Scriptum, 2012). Autor de Brochadas: confissões sexuais de um jovem escritor (Rocco, 2015) – Prêmio Nacional Cidade de Belo Horizonte, Meshugá: um romance sobre a loucura (José Olympio, 2016), vencedor do Prêmio Manaus de Literatura 2016, Nobel (José Olympio, 2018) e Georges Perec: a psicanálise nos jogos e no trauma de uma criança de Guerra (Relicário, 2019), Ménage Literário (Relicário, 2020), O Enigma do Infinito (Maralto, 2019) – finalista do Jabuti e Selo “Altamente Recomendável” pela FNLIJ, e Um labirinto labiríntico (Biblioteca Paraná, 2020) – vencedor do Prêmio Paraná. Escritor residente na Ledig House em New York. Seus livros já foram publicados na Itália, México, Peru e Israel.

Profa. Dra. Cecília Cavaleiro

Prof. Dra. Cecília Cavaleiro, professora de Filosofia Medieval Judaica do curso de Filosofia e Programa de Pós-graduação da UNIFESP; doutora em Ciências da Religião pela PUCSP com tese sobre Schlomo Ibn Gabirol, pós-doutorado em filosofia medieval. Pesquisadora líder do NUR – Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica, Judaica e Oriental. Atualmente é coordenadora do GT Filosofia da Religião da ANPOF e editora da Revista Brasileira de Filosofia da Religião.

 

Dr. Ruben Sternschein

Dr. Ruben Sternschein assumiu o rabinato da CIP em janeiro de 2008, após tê-lo exercido por uma década, em Barcelona, onde fundou e dirigiu a primeira comunidade judaica liberal da Espanha, e em Jerusalém por 4 anos. É bacharel em Educação e mestre em Filosofia Judaica pela Universidade Hebraica de Jerusalém, e também mestre em Ciências Judaicas pelo Hebrew Union College, onde recebeu sua ordenação rabínica. É doutor em Filosofia Judaica pela USP, e dissertou em dezenas de universidades ibero-americanas. É professor visitante e pesquisador associado na USP e na UNIFESP e coordenador de pesquisa no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC. Foi selecionado como representante judaico para o grupo inter-religioso da UNESCO que desenvolveu o documento “Uma Ética Universal”. Lidera iniciativas civis religiosas antirracistas e em prol dos diretos humanos especialmente da população em situação de rua.