Caros Conselheiros, Diretores, Presidentes de Comissões Voluntárias e demais queridos membros de nossa comunidade,

É com muita satisfação que anunciamos a aprovação pelo Conselho Deliberativo para contratação de um novo rabino para nossa CIP. Há algum tempo, de forma conjunta, como presidentes do Conselho e Diretoria Executiva, considerávamos expandir nossa frente rabínica, para fortalecermos as atividades relacionais com nossos membros e ainda ir em busca daqueles que estão afastados de uma vida judaica e poderiam encontrar no judaísmo liberal da CIP sua plena identidade. Neste contexto, surgiu uma oportunidade recente de atrairmos um rabino com formação, experiência e visão de mundo muito alinhados à CIP. Frente a esta oportunidade não hesitamos de iniciar conversas e encontrar as condições de incorporá-lo ao nosso rabinato. Rogério Cukierman, o rabino em questão, como podem apreciar abaixo, tem uma formação acadêmica muito diferenciada e abrangente:

  • Mestrado em Educação Judaica, Shoolman Graduate School of Jewish Education, 2011 Hebrew College, Newton, MA, EUA
  • Ordenação Rabínica, Escola Rabínica do Hebrew College, Newton, MA, EUA 2011
  • Mestrado em Estudos Judaicos, Hebrew Union College – Jewish Institute of Religion, Los Angeles, CA, EUA
  • Mestrado em Economia, Eitan Berglas School of Economics, Tel Aviv University, Tel Aviv, Israel. Graduado com Distinção (Magna cum Lauda)
  • Bacharelado em Administração de Empresas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. Prêmio Unibanco de Desempenho 1995

Rabino Rogério teve exposição a diversas e complementares experiências profissionais, das quais destacamos:

  • Coordenador Geral de Cultura Judaica, Escola Eliezer Max, Rio de Janeiro 2017-atual
  • Professor, Instituto Iberoamericano de Formação Rabínica Reformista, 2018-atual Buenos Aires, Argentina
  • Diretor da Área Judaica, Colégio I. L. Peretz, São Paulo 2013-2014
  • Diretor-Executivo, Hillel da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, IL, EUA 2011-2013

Rabino Rogério terá como sua primeira atribuição desenhar e liderar um esforço de levarmos uma proposta educacional as famílias judaicas que se encontram distantes da CIP através de núcleos remotos. Nesta atribuição ele se somará a vertical do Midrash e, nestas atribuições, se reportará ao Rabino Ruben.

Paralelamente, Rabino Rogério desempenhará todas as demais atribuições ligadas ao exercício da função, entre elas; enterros, visitas a doentes, aconselhamento e púlpito. Nossas boas vindas ao Rabino Rogério e nossos votos que sua chegada ao rabinato da CIP nos fortaleça e contribua para que a CIP mantenha-se como a comunidade judaica de referência no judaísmo liberal, crítico e pensante do Brasil.