No último sábado (10), a Avanhandava realizou uma atividade especial de comemoração ao aniversário de 84 anos da tnuá, em que estiveram presentes 42 chanichim e 20 madrichim!

O movimento juvenil Avanhandava surgiu em 1938, em plena ditadura Vargas, tendo que adotar um nome em tupi-guarani para evitar problemas com o governo e, ao mesmo tempo, proporcionar um encontro entre jovens judeus. O escotismo, com todas as suas peculiaridades, acabou se misturando à ideologia judaica e sionista do movimento, sempre ligado à Congregação Israelita Paulista. A plataforma ideológica e o objetivo de formar cidadãos conscientes e preocupados com os valores sociais e ambientais se mantiveram até os dias atuais, influenciando inúmeras gerações de jovens judeus no Brasil.

Com o aniversário celebrado em 7 de setembro, a tnuá resolveu fazer uma atividade conjunta em comemoração aos 84 anos de existência do grupo escoteiro e núcleo bandeirante judaico. 

Todo o sábado girou em torno do novo grafite na parede do primeiro andar da Casa da Juventude, feito pelo artista Daniel Pierosi junto dos chanichim da Ava. Na arte está escrito o apelido da tnuá, além de elementos do universo Avanhandava como barracas, fogueira, materiais de corte usados no acampo e lanches, representando o slogan de retorno da tnuá: a Avalanche!

Durante a atividade também ocorreram momentos em que os chanichim podiam escolher o que fazer entre as opções: pula-pula, pioneiria, roda de músicas, cotonete gigante, bolha de sabão gigante e gravação de depoimentos pro aniversário de 85 anos da tnuá — que já está sendo organizado com muita antecedência. Além disso, teve sorvetada para chanichim e madrichim e o sábado foi finalizado com a tradicional ferradura e o direta sobre esquerda.

Também em comemoração ao aniversário, na próxima sexta-feira (16/09) às 18h45, a tnuá comandará o Cabalat Shabat, convidando a toda família Avanhandava: chanichim, bogrim, responsáveis e todos que amam essa linda trajetória. 

Para acompanhar de perto os próximos passos da Avanhandava, siga no Instagram @juventudecip e @avatnua.