No último final de semana (22 e 23), a tnuá Avanhandava realizou a primeira parte do projeto Tiul La Olam. O tema deste semestre é direito à cidade e sustentabilidade no meio urbano!

O projeto, que significa “passeio pelo mundo”, tem como proposta trazer periodicamente à tona assuntos e discussões presentes no nosso cotidiano. Para a primeira parte, todos tiveram saídas separadas por ramos para conhecer projetos ou comunidades, de uma forma que tanto madrichim quanto chanichim se capacitem sobre o tema.

No sábado, os ramos de Alcaranda e Shimvora, com chanichim de 1º a 5º ano do fundamental, foram para a Horta das Corujas com os responsáveis, proporcionando o contato com a natureza e um momento de conversa com Cláudia Visoni, jornalista e agricultora urbana. Além disso, eles separaram um tempo para as crianças aproveitarem o espaço, o parquinho e a horta — onde encontraram vários alimentos direto da terra como alface, berinjela, agrião e tomate.

Já os ramos de Pauline e Jr´sB2, para os jovens de 6º a 9º ano, conheceram o Instituto Chão, uma mercearia orgânica com economia solidária para experimentação de novas formas de relação, visando sempre cooperar ao invés de competir e explorar. Logo depois, os jovens passearam pelo Beco do Batman e pela Vila Madalena, em direção à Praça Horácio Sabino, para realizar um lanche coletivo com os ingredientes comprados no Instituto.

No domingo, Sêniors e Guias discutiram sobre o direito de moradia e alimentação, conhecendo uma ocupação no centro da cidade de São Paulo, a Ocupação 9 de Julho. Para um contato prévio com o espaço, o dia começou com a exibição de um documentário que registra a trajetória do movimento. Logo depois, as crianças foram almoçar na ocupação, pois aos domingos a refeição é uma fonte de renda para eles.

No próximo sábado, ocorrerá a finalização desse projeto, uma atividade conjunta entre todos os ramos para que eles troquem entre si e ajam sobre aquilo que vivenciaram! 

Para acompanhar de perto os próximos passos da Avanhandava, siga no Instagram @juventudecip e @avatnua.