O MOV.LGBTQIA+, em conjunto com o Gaavah e com o Cine Sapatão, promoveu um Cinedebate sobre o curta Ferro’s Bar na noite do dia 30, que contou com a presença de 20 pessoas. O público foi composto por madrichim das tnuot da CIP, jovens adultos do MOV.LGBTQIA+, sócios da CIP,  e pessoas também que se interessam pelo tema para se aproximar da história do Ferro’s Bar.

Esse evento trouxe a história do levante do Ferro’s Bar e como ela se entrelaça com a comunidade judaica. “Acho que para gente esse evento é um pouco uma realização de um sonho. Quando nós ouvimos falar da Rosely pela primeira vez, ficamos muito tocadas como alguém tão importante para comunidade feminista, LGBTQIAP+ e judaica não é conhecida. Como tudo isso faz parte da história, como o levante do Ferro’s, que é super importante para nós estarmos aqui hoje, nós conhecemos tão pouco. A ideia desse evento para nós é conseguir unir essas comunidades, trazer e compartilhar um pouco dessa memória.”

Após a exibição do curta, iniciou-se o debate com as convidadas Nayla Guerra (uma das produtoras do curta) e Daniela Wainer (ativista do Gaavah). Os participantes conversaram sobre como contamos nossas histórias, como as histórias contadas tocam as convidadas, e quais caminhos elas vêm percorrendo para conseguir colocar luz sobre estas narrativas.

Ao longo do encontro, Rosely Roth trouxe falas sobre sua trajetória, lutas, desafios e conquistas, e se falou muito sobre sua importância na inspiração, organização e liderança dos movimentos coletivos, e da sua vivência judaica. A coordenadora do MOV.LGBTQIA+ disse: “Saímos inspiradas desse encontro para a construção dos nossos coletivos,  que ao escolhermos como contamos nossas histórias do passado construímos futuro. Que a memória da Rosely Roth seja uma revolução!”

Agradecemos ao MOV.LGBTQIA+ por dar visibilidade a esse tema tão importante dentro da nossa comunidade CIP! E aos participantes do evento, nosso muito obrigado.Para acompanhar os próximos passos do MOV.LGBTQIA+, é só seguir o Instagram do MOV 20:35 (@mov.2035)!