Com o intuito de expandir a atuação do Chevre (iniciativa da Juventude da CIP) para além da nossa comunidade, a educadora Priscilla Karaver responsável pelo projeto entrou em contato com outras instituições judaicas. Uma das entidades parceiras é o Instituto Brasil-Israel que, assim como o Chevre, também se preocupa com questões sociais, porém focando no relacionamento com Israel.
O objetivo comum de ambos, que é alcançar um mundo melhor, fez com que surgisse a ideia de criar uma série de vídeos juntos, que tratassem sobre algumas das minorias sociais em Israel. Os conteúdos, que foram publicados no Instagram da Juventude da CIP e do IBI e no canal do YouTube da CIP, tiveram convidados especiais que falaram sobre como os temas que o Chevre trabalha se apresentam no dia a dia de Israel.
O primeiro vídeo foi gravado por Aline Rechtman, que fez aliá há 12 anos e, desde então, trabalha na área de infância e educação. No vídeo, ela conta como é o sistema educacional do país. O segundo vídeo foi gravado por Cindy Shulkin, que trabalha com a população idosa em Israel, na área do serviço social geriátrico e, por conta disso, contou sobre como é o sistema previdenciário e o envelhecer no país. No último vídeo, o convidado é Henry Jasinowodolinski, que trabalha como terapeuta grupal e individual em uma escola especializada em educação para crianças e adolescentes com transtornos psicológicos graves. Em seu episódio, Henry contou como funciona o Ministério de Educação de Israel e sobre o trabalho que sua escola faz.
O Chevre é um projeto apoiado pela Juventude da CIP que tem como objetivo vivenciar o Ticun Olam. A iniciativa dá oportunidades para que jovens de 15 a 20 anos continuem em movimento, na direção de um mundo mais justo para todos e todas — sendo assim, é aberto para jovens de dentro e de fora das tnuot.
As inscrições estão abertas para participar das atividades do Chevre durante o segundo semestre! Acesse www.cip.org.br/chevre e inscreva-se!
Para acompanhar de perto mais novidades sobre a Juventude da CIP, siga @juventudecip no Instagram.