Quais os principais desafios ligados à inteligência artificial? Ela é uma aliada ou uma ameaça? Como a IA está impactando o mercado de trabalho e a gestão de pessoas? Como será sua regulamentação?

Esses foram alguns dos temas debatidos durante o Ciclo de Encontro Diálogos, que lotou o Teatro UOL do Shopping Higienópolis na última segunda-feira (26) em um debate conduzido por Dan Stulbach que reuniu Alex Szapiro, atual Head do Soft Bank e Cora Rónai, pioneira do jornalismo de tecnologia e colunista do jornal O Globo e do Portal Meio.

De maneira bem humorada, Dan Stulbach conduziu a conversa que contou com tradução em libras e com a participação do público.

Alex Szapiro compartilhou algumas de suas experiências durante o período em que foi responsável pela operação brasileira da Amazon, como por exemplo o caso da assistente virtual Alexa, onde foram contratados 2 mil brasileiros para ensinar o dispositivo a falar português, e trouxe sua visão sobre o tema:

“Tudo que existe na inovação pode ser usado para o bem e para o mal. A inteligência artificial pode nos trazer grandes oportunidades, mas, como tudo na vida, precisamos olhar para os dois lados. Eu pessoalmente tenho uma visão otimista e acredito que a IA vai gerar grandes mudanças e trazer benefícios infinitos. Ainda vamos aprender muita coisa nesta jornada e temos que ser pacientes, mas sempre tomar cuidado com as questões de privacidade, veracidade das fontes e ética, entre outros”, frisou Alex Szapiro.

Ele também compartilhou algumas dicas de ferramentas de IA que podem facilitar nosso dia a dia, tais como: Mid Journey (arte), Synthesia e Pictory (vídeos), Generate PPTs (slides), Remini (editar fotos), Sounddraw (música), Writesonic (textos), Starrytars (gerar avatars). 

Cora Rónai, que já é avó de cinco netos, considerada uma pioneira na área de tecnologia, compartilhou sua experiência pessoal. Primeira jornalista a criar um blog, ela falou sobre o estranhamento que isso gerou naquela época.

Em sua percepção, a inteligência artificial tem a possibilidade de nos trazer uma quantidade de vantagens imensa, muito maior do que de prejuízos. “Acredito que o segredo da IA nesse momento é saber como vamos lidar com tudo o que ela oferece, como vai ser a regulamentação e a partir daí, ver o que que vai acontecer. Porém, colocar a alma em algo que a gente faz, é insubstituível”, ponderou.

Ao final do evento foram sorteados pelo proprietário Eric Jospa, dez vouchers para o recém inaugurado fast food da rede Nathan’s Kosher no país, localizado no Shopping Higienópolis.

O Ciclo de Encontros Diálogos com Dan Stulbach é uma realização do Ministério da Cultura e da Congregação Israelita Paulista (CIP) com o patrocínio de CSN, Itaú, Banco Safra, GR, Rosset e Teleperformance, com apoio do Nathan’s Kosher.