Em junho celebramos o Mês do Orgulho LGBTQIA+, quando ocorrem diversas manifestações, eventos, paradas e atividades que promovem a inclusão, a igualdade e a visibilidade desta população em todo o mundo.

O calendário de junho na CIP está repleto de iniciativas que abordam essa temática, e o nosso Cabalat Shabat do dia 16 de junho foi uma delas! Neste shabat, vivemos momentos de grande emoção e transformação na nossa comunidade.

O encontro foi o primeiro Shabat do Orgulho que aconteceu na sinagoga Etz Chaim, foi conduzido pelo rabinato em conjunto da Juventude e MOV.LGBTQIA+. Todos se emocionaram com melodias tradicionais CIPianas, e algumas melodias diferenciadas, como a da cantora e compositora Debbie Friedman.

Além do nosso MOV.LGBTQIA+, contamos com os outros dois coletivos da comunidade judaica, o Gaavah e o Hineni. Além das pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+, estavam presentes também aqueles que são os “aliados”, agentes muito importantes na batalha diária dessa comunidade. O apoio deles é de extrema importância, e faz com que o debate ganhe força na sociedade.

Guilherme Pasmanik, antigo coordenador do MOV 20:35 e um dos fundadores do MOV.LGBTQIA+, falou em sua prédica sobre os sentimentos que esse momento desperta: “O Cabalat Shabat de hoje não poderia ser melhor representado do que pela imagem do povo emocionado, assustado e incerto ao alcançar, pela primeira vez, a Terra de Israel. A emoção de ver no horizonte um lugar onde poderemos e nos sentiremos bem em ser judeus e judias, independentemente de nossa sexualidade, de nosso gênero, de nossa cor de pele, de nossa classe econômica, de nossos corpos, ou de nossa origem. Esse é um lugar que muitos de nós acreditamos ser possível e estamos ansiosos para adentrá-lo.”

Antes do Cabalat Shabat, a rabina Tamara Schagas conduziu um bate-papo sobre liturgia inclusiva em um Café VeUgá especial. Esta semana, antecedendo o próximo Shabat (23/06, às 18h), receberemos a Dra. Raizel Rechtman sobre o diálogo da diversidade no núcleo familiar!

Para saber mais sobre os próximos shabatot, siga o Instagram da CIP (@cipsp), e para acompanhar os próximos passos do MOV 20:35, o Instagram é @mov.2035!