O 15º Ticun da Virada de Shavuot foi realizado no último sábado, 04 de junho. Em comemoração aos 30 anos da montagem da versão cipiana de Violinista no Telhado, o evento questionou e discutiu não apenas o legado artístico da obra, mas também sua herança comunitária, intelectual, dramática e histórica!

Quase 300 pessoas aproveitaram uma programação intensa para todas as idades, recebemos nossa comunidade na CIP e na Casa da Juventude para uma madrugada repleta de painéis de conversa, apresentações artísticas, serviços religiosos especiais e muita comida.

Após apresentação das Lehakot da CIP, ocorreu o primeiro painel da noite com Ale Edelstein, Dan Stulbach e Nessim Hamaoui. O tema foi “Tradição e comunidade: 30 anos do Violinista na CIP”, e os palestrantes evocaram suas memórias sobre a montagem da CIP do Violinista no Telhado com muita emoção e saudosismo.

Em seguida, depois da apresentação de Ale Edelstein, Ale Schinazi e do Quarteto CIP, o painel “Tradição? Vida judaica no mundo moderno: isolamento, secularização, antissemitismo” teve participações gravadas de Daniel Fainstein e Gustavo Perednik, da participação ao vivo de Daniel Strum. 

Depois de um intervalo de bate-papo e conversas com o público, o terceiro painel recebeu Dinah Feldman, Laura Trachtenberg Hauser e Tatiana Groff para o bate-papo “Tradição e inovação no cinema e no teatro judaico”.

O sarau litero-musical “A tradição de Sholem Aleichem”, com Dinah Feldman acompanhada no acordeon por Lucas Coimbra, foi seguido bate-papo entre Kelita Cohen, Regina Markus e rabina Tati Schagas, que falaram sobre “Tradição e a mulher: uma conversa entre gerações”.

No fim da noite, prestigiamos uma apresentação de dança circular com Tatiana Gorenstein e um painel de tema “Deus, eu e a Tradição” com os rabinos da CIP! O encontro foi finalizado com a leitura dos 10 Mandamentos e com uma roda de Shemá. 

Confira abaixo a playlist com todos os painéis na íntegra!

Você ainda pode contribuir para a Campanha Social de Shavuot!

Para aquecer as noites de quem mais precisa, o Projeto Juntos, do departamento de jovens adultos da CIP (MOV 20:35) convida você a contribuir com doações para a compra de “casulos”. Produzidos por mulheres em vulnerabilidade social do Instituto Casulo pra Rua, os casulos são sacos de dormir desenvolvidos especialmente para a população que vive nas ruas da cidade, proporcionando conforto, abrigo da chuva e calor.

A meta é arrecadar o suficiente para 180 novos casulos, a um custo de R$180 cada um — mas qualquer valor é bem-vindo e, se ultrapassarmos a meta, mais casulos serão doados!

Faça sua doação!

Valor sugerido: R$180,00

PIX (CNPJ da CIP): 60.766.060/0001-41

E-mail para envio do comprovante: [email protected]