Depois de dois anos de pandemia, a tradicional Maratona de Danças de Iom HaAtsmaút da CIP está de volta! Em um encontro muito caloroso e divertido, reunimos a comunidade na CIP para comemorar a independência de Israel com muitas harkadot, apresentações de lehakot e food trucks.

Entre as harkadot, momento em que todos puderam dançar e se conectar com a cultura judaica juntos, diversas lehakot — da CIP e de instituições convidadas — emocionaram o público com suas coreografias.

As lehakot Nefesh, Chaverim Chazak (da Chazit Hanoar), Sênior, Avanhandava, Tikvá e Eretz representaram a CIP no evento com apresentações especiais. Além disso, contamos com coreografias das Lehakot Maim e Adamá, da escola Alef Peretz; Dorot Guimel e Dorot Horim, do Colégio Renascença; Zehut e Zahut Neurim, da Comunidade Shalom; Shalom e Carmel, da Hebraica; e Lauf, do Círculo Macabi.

“É uma alegria imensa poder voltar a essa tradição cipiana. A CIP é uma instituição sionista, que acredita na importância insubstituível do Estado de Israel como centro não somente da autodeterminação do povo judeu, mas também da aplicação e desenvolvimento da cultura judaica” afirmou o rabino Ruben Sternschein sobre o evento.

A maratona teve sua primeira edição em 2014 e, desde então, é um dos principais eventos no calendário das danças da CIP, que cresce mais a cada ano e desenvolve grupos para que públicos de todas as idades possam se conectar com Israel por meio da arte.

“A dança na CIP vem evoluindo há muito tempo. Nos nossos 12 anos de existência tivemos um crescimento significativo. Hoje, com muitas lehakot, trabalhando com todas as faixas etárias, harkadot e muitos eventos, o Departamento de Dança é um orgulho”, afirma Simone Kabiljo, Coordenadora do Departamento de Danças.

Confira abaixo fotos do encontro: